Todos os caminhões de coleta de lixo do Grupo Solví terão transmissões automáticas até o final deste ano

por Blog do Caminhoneiro

A Allison vai equipar todos os caminhões compactadores de lixo do Grupo Solví. A parceria das duas empresas começou em 1997, quando o grupo adquiriu 50 caminhões GMC 16.220 equipados com motores Caterpillar, todos com transmissões totalmente automáticas Allison.

Atendendo cidades do Brasil, Argentina, Bolívia e Peru, o grupo conta com uma frota de 762 caminhões, incluindo modelos de compactadores para coleta de lixo e veículos de apoio. Desse total, 351 compactadores e 42 caminhões de apoio estão equipados com transmissões totalmente automáticas Allison.

“Desde existam modelos que atendem às nossas aplicações, sempre escolheremos os veículos automáticos. Pretendemos ter uma frota 100% automática nos próximos cinco anos, incluindo caminhões de apoio, caminhões de construção, carga seca, unidades de guincho, multi-carga, caminhões-pipa, tanques e guindastes, entre outros veículos utilizados para diversos serviços”, afirma Luiz Fernando Brandi Lopes, Superintendente de Primarização, Equipamentos e Manutenção do Grupo Solví.

Para o Grupo Solví, a produtividade do caminhão com transmissão totalmente automática é cerca de 15% a 20% superior aos equipados com câmbio manual, ainda que se leve em consideração variáveis como trânsito, topografia da rota e quantidade de lixo recolhido. Soma-se a isso o fato de o veículo voltar mais cedo para a empresa, o que diminui o número de horas extras a serem pagas.

“Também estamos acompanhando desenvolvimentos existentes da utilização das transmissões Allison em compactadores menores, de 6 m3, basculantes, pipas e demais tipos de equipamentos. Assim como os testes para a utilização das transmissões Allison do modelo 3500 para compactadores 8 x 2 com capacidade de 21 m3 e até 16 toneladas de carga legal por viagem”, comenta Lopes.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!