Caminhões Porta-Contêiner têm novos requisitos para fixação da carga

O transporte de contêineres ganhou novas regras, com a publicação da Portaria Nº 494, de 10 de Dezembro de 2021 do INMETRO, que aprovou o regulamento técnico de qualidade e os requisitos para avaliação de caminhões porta-contêiner e dos dispositivos para fixação da carga sobre o chassi.

De acordo com a norma, esses veículos deverão ser produzidos e comercializados sem oferecer riscos de acidentes, e deverão ser submetidos, de forma obrigatória, à avaliação da conformidade, por meio do mecanismo de certificação, conforme destacado na portaria.

O texto também destaca que os fabricantes e importadores terão doze meses para se adequarem às novas regras, para obtenção do Selo de Identificação da Conformidade.

A resolução entra em vigor em 03 de janeiro de 2022, e pode ser conferida na íntegra no link https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-494-de-10-de-dezembro-de-2021-367980693.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

Caminhões comemorativos viram febre entre transportadoras Centenas de vagas de emprego para caminhoneiros Conheça o super caminhão futurista da Peterbilt 300 vagas para caminhoneiros brasileiros em Portugal CAMINHONEIRO SEGUE TRABALHANDO AOS 90 ANOS DE IDADE