Iveco e Plus vão testar caminhões autônomos na Europa e China

por Blog do Caminhoneiro

As empresas Iveco e Plus irão iniciar um programa abrangente de testes com caminhões autônomos na Europa e na China, para validar essa tecnologia para uso nos caminhões Iveco S-Way.

De acordo com as empresas, os primeiros testes servirão para demonstrar o desempenho do sistema integrado da Plus no S-Way, que poderá ser usado em uma ampla variedade de ambientes e condições de direção.

A tecnologia Plus de direção autônoma é Nível 4, ou seja, o caminhoneiro poderá até dormir dentro da cabine, enquanto o caminhão funciona completamente sozinho. O motorista poderá realizar outras operações dentro da cabine, como gestão logística, por exemplo, enquanto o caminhão segue pela estrada.

“Como a única empresa de tecnologia de caminhões autônomos que já começou a entregar um produto comercial para clientes no setor de transporte pesado, a Plus desenvolveu uma estratégia clara e atraente para o lançamento uma solução de motorista primeiro e, em seguida, um caminhão autônomo de nível 4. Isso está de acordo com nossa visão centrada no cliente de um caminhão mais automatizado e seguro com o objetivo de melhorar a produtividade e reduzir os custos operacionais”, disse Marco Liccardo, Diretor de Tecnologia e Digital da Iveco.

“Sempre enfatizamos a necessidade de testes extensivos para validar se um sistema de direção autônomo é capaz de lidar com diversos climas, terrenos e cenários de direção. Este programa de testes irá acelerar nossos esforços para iniciar a produção de caminhões autônomos que combinam a tecnologia de direção autônoma de alto desempenho Nível 4 da Plus com a profunda experiência de engenharia da Iveco, com foco em segurança e sustentabilidade”, destacou Shawn Kerrigan, COO e Co-fundador do Plus.

O teste irá ser realizado a partir do início de 2022 por vários meses, visando a obtenção da maior quantidade de dados possível.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!