Petição online pede clemência para caminhoneiro que causou grave acidente nos Estados Unidos

por Blog do Caminhoneiro

Mais de 4 milhões de pessoas já assinaram uma petição online que pede que o Governador do Estado norte-americano do Colorado, Jared Polis, conceda clemência ao caminhoneiro Rogel Lazaro Aguilera-Mederos.

O caminhoneiro, de origem cubana, se envolveu em um gravíssimo acidente em uma rodovia do Colorado, em 2019, que acabou resultando na morte de quatro pessoas, com outras dez feridas com gravidade.

Embora o juiz que analisou o caso tenha reconhecido que o motorista não queria prejudicar ninguém diretamente, ele afirmou que as ações dele foram negligentes, inclusive por passar por uma área de escape, com o caminhão em alta velocidade, e não entrar no dispositivo, para, alguns quilômetros à frente, se envolver no grave engavetamento.

A petição online foi criada por Heather Gilbee há três anos, mas ganhou força nos últimos dias. Até o momento, mais de 4.340.000 pessoas assinaram o documento de forma virtual.

O governo do estado do Colorado já emitiu uma nota, dizendo estar ciente dos fatos, e que novos detalhes poderão ser divulgados nos próximos dias. A lei do Colorado também diz que uma sentença pode ser analisada novamente após 119 dias da condenação.

#NoTrucksToColorado

Nas redes sociais, caminhoneiros norte-americanos lançaram a hashtag #NoTrucksToColorado, pedindo que os caminhoneiros do país evitem o estado até que o caminhoneiro tenha sua pena reduzida ou receba clemência do governador.

Os caminhoneiros falam que esse caso pode abrir um precedente muito perigoso nos Estados Unidos, com prisão perpétua para qualquer caminhoneiro que se envolva em um acidente grave.

Documentos também mostram que a empresa onde Rogel trabalhava já tinha sido multada diversas vezes por falta de manutenção adequada em seus caminhões.

A filha de uma das vítimas disse ao juiz, durante o julgamento, que sabe que nunca mais poderá ver o pai, mas que não queria que o filho de Rogel não possa conviver com o próprio pai para sempre.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

2 comentários

Enis Rosana Trujillo 20/12/2021 - 20:11

Como faço para assinar ?

Reply
Ines Calixto 20/12/2021 - 19:52

Onde assino a petição???

Reply

Deixe um comentário!