Volvo FMX ganha versão 10×4 basculante na Europa

A empresa holandesa BAS Mining Trucks anunciou recentemente duas novas versões para o Volvo FMX, equipados com tração 10×4 e 8×4, com carrocerias basculantes. De acordo com a empresa, os caminhões, voltados para mineração, oferecem maior carga útil e mais segurança para as operações.

Equipados de fábrica com eixos tandem para 38 toneladas, os FMX tem os eixos espaçados pela BAS, garantindo a possibilidade de uso de pneus maiores e mais largos. Essa mudança possibilita que a operação seja feita com mais estabilidade, especialmente durante a descarga do material.

O distanciamento dos eixos também permite que a capacidade de carga útil seja ampliada, sendo de 56 toneladas na versão 10×4 e 45 toneladas na versão 8×4.

Os novos caminhões têm uma velocidade máxima de 50 km/h, e podem operar em uma capacidade de rampa de até 15%. Os caminhões 10×4 tem o eixo central com possibilidade de elevação pneumática. Para reduzir o desgaste dos pneus neste eixo, ele é levantado automaticamente quando o caminhão está vazio ou em marcha à ré.

“A maior carga útil em comparação com caminhões basculantes convencionais, caminhões articulados e, de tamanho semelhante, caminhões rígidos, leva a um caminhão de mineração com o menor custo por tonelada em geral”, afirma Bas van Heertum, diretor da BAS Mining Trucks.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio Caminhões comemorativos viram febre entre transportadoras Centenas de vagas de emprego para caminhoneiros Conheça o super caminhão futurista da Peterbilt 300 vagas para caminhoneiros brasileiros em Portugal