CaminhoneiroDestaquesNotíciasNotícias

Governo Federal entrega unidade do projeto Roda Bem Caminhoneiro na Bahia

A cidade de Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, recebeu mais uma unidade do projeto Roda Bem Caminhoneiro, inaugurada no último dia 03 de fevereiro. Dentro do projeto, os caminhoneiro recebem assessoramento técnico, cursos de qualificação, escritórios-contêineres equipados com depósito, escritório e lavabo, além de reservatório de óleo diesel com a primeira carga de 15 mil litros de combustível para alavancar o capital de giro das cooperativas. O investimento total do Governo Federal no projeto chega a R$ 18 milhões.

A entrega foi realizada pelo Ministro da Cidadania, João Roma, que destacou a importância do projeto para a autonomia dos caminhoneiros.

“Estamos concretizando esse projeto, aqui em Luís Eduardo Magalhães, que é o início de uma caminhada transformadora para todos os transportadores autônomos. Ele abre um horizonte em todas as searas, não apenas em condições de trabalho, mas também em melhoria de acesso a implementos com preços menores, em poder negociar cargas diretamente, sem fazer subcontratações, para criar cada vez mais autonomia na carreira de cada um”, disse o ministro.

RECOMENDADO  Porto de Santos alerta transportadores sobre novas regras de agendamento para caminhões

O Roda Bem Caminhoneiro tem como objetivo estruturar e fortalecer um sistema cooperativo nacional para os transportadores rodoviários autônomos em forma de rede, em parceria com as cooperativas selecionadas pelo projeto. O Ministério da Cidadania já disponibilizou 15 instalações do tipo, beneficiando 68 cooperativas de transportadores autônomos. Em média, cada estação custa R$ 180 mil.

Produtos como pneus, lubrificantes e peças também poderão ser comprados a preços mais baixos, através de um aplicativo do projeto, que conta com uma central de compras digital. Também integra a projeto o desenvolvimento de software e site, além de notebook, smartphone e ar condicionado. As cooperativas ficam responsáveis pelas compras em larga escala, podendo vender aos caminhoneiros os produtos com preços mais competitivos.

RECOMENDADO  Dois caminhões com excesso de peso são retidos em Sergipe

“O que está por trás é um fundamento muito maior, conseguimos incentivar e estimular o cooperativismo entre os transportadores autônomos. Isso faz com que eles tenham outra perspectiva, possam ir muito mais longe, sem ficar na dependência de uma grande transportadora”, completou o ministro João Roma.

Outras 14 cidades já receberam unidades do Roda Bem Caminhoneiro, conforme lista abaixo:

  1. Campo Grande (MS)
  2. Canoas (RS)
  3. Castro (PR)
  4. Chapecó (RS)
  5. Dourados (MS)
  6. Ibirubá (RS)
  7. Itapoá (SC)
  8. Luis Eduardo Magalhães (BA)
  9. Luziânia (GO)
  10. Rio Verde (GO)
  11. Santo Antônio da Platina (PR)
  12. Serra (ES)
  13. Tapejara (RS)
  14. Vera (MT)
  15. Viana (ES)

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

One thought on “Governo Federal entrega unidade do projeto Roda Bem Caminhoneiro na Bahia

  • Roberto Freitas

    Boa tarde, gostaria de saber o endereço do posto de Castro no Paraná.

Fechado para comentários.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading