Scania destaca que “traseira arqueada” é prejudicial aos caminhões

Caminhões de todas as marcas e modelos passam por alterações no sistema de suspensão traseira, com a elevação das molas, adaptação de calços e instalação de outros equipamentos, para ficarem com a traseira arqueada.

A prática não é proibida, já que a Resolução Contran Nº 479/2014 permite que os veículos com peso superior a 3.500 kg passem pela mudança na suspensão, respeitando o limite de 2 graus de inclinação a partir de uma linha horizontal.

O Blog do Caminhoneiro entrou em contato com a Scania nesta semana, solicitando informações técnicas a respeito das alterações. Para a montadora, as mudanças prejudicam os veículos e podem ser causa de acidentes.

O principal problema é a mudança do centro de gravidade do veículo, com o risco de tombamentos, além da alteração da distribuição do peso sobre a estrutura do veículo, que sobrecarrega e prejudica componentes de diversos sistemas.

“A Scania tem conhecimento dessas modificações e reforça que esse tipo de inclinação feita é danosa ao veículo pois sobrecarrega e prejudica os componentes, não é segura por erguer o centro de massa do caminhão e pode ocasionar tombamentos com facilidade”, disse a montadora, em comunicado enviado ao Blog do Caminhoneiro.

A traseira arqueada não é uma alteração recente nos caminhões. Já no início dos anos 2000, caminhões com essa mudança circulavam pelas rodovias do país. Por isso, em 2014, o Contran estabeleceu as regras da Resolução 479, evitando que fossem cometidos exageros nas alterações das características originais dos veículos.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

54 comentários

Pedro 16/02/2022 - 15:21

Esta coisas só acontece no Brasil na europa um caminhão arqueado seria impossivel, realmente enf~genheiros estudam um carro durante horas e um mundo de testes e vem um idiota analfabeto subir o caminhão em nome da sua burrice para ser diferente, já agora vai para a estrada de caminhão subido e fazer “quebra na asa ” e outras acrobacias dignas de um psicopata na estrada, na europa estes motoiristas nem para limpar pneus serviam cambada de babacas, caminhão é para trabalhar e ser profissional , não é brincadeira não. Brasileiro para ele tudo é brincadeira,

Reply
Gusta 10/02/2022 - 22:41

Estão fora da lei, tem que notificar todos, se não mudar, reter o veículo, não foram por esses caminhoneiros que nós demos apoio, foi para os responsáveis.

Reply
Ed 07/02/2022 - 20:45

Poderia concordar com você se essas mudanças não afetasse a segurança do veículo. Isso coloca não só a vida dele mas de muitas cidadãos inocentes inclusive a sua e da sua família em risco. É como disse o diretor da volvo, se fosse bom já sairia de fabrica assim. São muitos engenheiros envolvidos em um projeto de fabricar um carro, daí vem um fundo de quintal, muda tudo. Vai entender por que fazer isso.

Reply
Luiz 07/02/2022 - 18:03

Reforçar é completamente diferente de erguer de maneira irresponsável. Ou vc vai me falar que puxar blocos de granito com traseira erguida é seguro? Meu pai transportou por muitos anos granito e mármore. Os feixes de mola eram reforçados, porém, a traseira do Alfão não era erguida igual os pilhas fracas fazem.

Reply
Antônio ari Holanda maia 07/02/2022 - 17:56

Gostei foi do comentário do eriksom
Bitrck com carga de [email protected] que é 450kg menos que a carga de uma saleiro,kkkkkkkkk

Reply
Francisco Gomes Alves lopes 07/02/2022 - 15:29

Engraçado q quando eles queriam fazer a paralização todos os apoiaram e agora todos criticad eu quero vê alguém pega um caminhão e fica meses fora de casa e da família pra poder coloca o pão de cada dia na mesa eu acho q quem não te oq falar q fica quieto pq se não fosse pó eles ninguém tinha oq comer pq quem carrega o país nas costa são eles e tem mais uma o rapaz bateu na trazeira do pai dele e infelizmente veio a óbito ele e a esposa foi pq um carro entrou na frente ocasionado o acidente e não o caminhão arqueado só q ninguém foi atrás do motorista do carro pra fazer ele perde a abilitacao dele neh,ele nem se manifestou colocou o rabo entre as pernas e ficou quietinho.

Reply
Gustavo 10/02/2022 - 22:48

Não foram por esses, foram por caminhoneiros sérios

Reply
Francisco Gomes Alves lopes 07/02/2022 - 15:20

Eles pagam o impostos dele e o caminhão foi comprado com o dinheiro deles e quem paga são eles e não nois então eles fazem oq quiser com os caminhões e carros delesle

Reply
Gustavo 10/02/2022 - 22:44

Você paga seus impostos também correto? Se você comprar um carro(que é seu) comprado com seu dinheiro e praticar racha, mesmo ele sendo seu você e o carro vão presos, mesmo estando com todos impostos pago, os caminhões estão fora da lei, se isso fosse bom já vinha de fábrica, tem que ser autuado e se não regularizar, apreender o veículo e ponto final

Reply
Marciano Ferreira maurent de Andrade 07/02/2022 - 13:02

Cada carga uma centesa! Vem puxar carga de granito ou de mármore sem reforça as molas pra vcs ver o que acontece ! Nem todos fazem isso por modinha .

Reply
Gustavo 10/02/2022 - 22:46

Reforçar mola é uma coisa, erguer o feixe é outra. Totalmente fora da lei, conheço motoristas que carregam mármore e seu caminhão é de altura normal. Isso aí é errado e tem que ser notificado e se não arrumar, apreender o veículo

Reply
Gil Santos 07/02/2022 - 09:57

É muito mais VAIDADE do que qualquer outra desculpa. Pessoas e Empresas fazem diversas alterações em veículos como se fosse melhorias . Antes de um veículo ir para a linha de produção, se faz todos os tipos de textos com relação a economia, segurança , força, durabilidade. Está sendo ignorado o trabalho incessante de projetistas , engenheiros entre outros profissionais que desenvolveram e aprovaram estes veículos para linha de produção, quem é um mecânico pra dar opinião? No mais cabe as Autoridades competentes tomar providências legais e criminais .

Reply
Levi Paula de Freitas 07/02/2022 - 09:55

Dó caneta, nesses otários que empina traseira de caminhão, e ainda acham que fica bonito, quer aparecer, quando descer do caminhão pega um espanador de penas grande e fala que é pavão.

Reply
Nevio Brendler 07/02/2022 - 09:53

Esses caras que alteram a suspensão são ridículos, é só pensar qual a altura dos carros de corrida , e isso é p dar mais estabilidade . Sem falar no excesso de peso no eixo dianteiro, o perigo da carga decepar a cabine e o risco p quer bater atrás, os engenheiros estudam uma vida inteira p projetar as coisas e aí vem um tolo qualquer e muda tudo pra pior, isso precisa de retenção do veículo até ser desfeita essa mudança.

Reply
Junior 07/02/2022 - 09:41

Tem q prender essas marmotas mesmo,ridiculo !

Reply
WALTERVAN SILVA DE JESUS 07/02/2022 - 09:06

Como a Volvo declarou, se fosse indicado e seguro, sairia de fabrica. As pessoas destroem em 2 minutos o que se leva 2 anos projetando. Cada um é dono de sua consciência.

Reply
Naldo 07/02/2022 - 09:00

Já fui motorista de caminhão Brasil agora aí e hoje sou taxista, e, a minha opinião, e que, nenhum veículo, seja lá qual for, e brinquedo.
Essa garotada nova pensam que o sonho de infância de dirigir caminhão, pode se tornar sua diversão na vida profissional, e as vezes pode sim, mas não dá maneira que estão encarando essa profissão.
Não adianta um drogado vir aqui escolachar a opinião dos outros, se não tem responsabilidade com sua própria vida, muito menos conhecimento técnico sobre o equipamento que está conduzindo.
E muito gostoso dirigir caminhão, mas, o caminhoneiro e responsável por muitas vidas, e, digo com propriedade, arqueamento não traz nenhuma segurança e estabilidade ao caminhão, pelo contrário, o arqueamento desestabiliza o mesmo, pois a carga fica muito alta e a qualquer manobra mais brusca ou curva, pode fazer com que o motorista perca o controla do caminhão e venha a sofrer um acidente.

Reply
Igor 07/02/2022 - 08:43

Vc esta certíssimo parabéns

Reply
Igor 07/02/2022 - 08:41

Quem devia ser preso era você hater
Na pandemia éramos heróis e hoje em dia somos bandidos

Reply
Gustavo 10/02/2022 - 22:51

Você com um caminham arqueado nunca foi herói, sempre foi um inconsequente, apoiamos os motoristas responsáveis que se conhecer um pouco do seu veículo e de física sabe que um arqueamento é um risco para todos, quem faz isso é vilão e não herói

Reply
Theo peres 07/02/2022 - 07:46

Se falar das leis de Newton com um caminhoneiro analfa há várias gerações ele vai pensar que o Newton deve ser algum juiz que inventou essa lei.

Reply
Mario José dos santos 07/02/2022 - 07:29

Ezio Celso da Costa, me aposentei depois de 42 anos de estrada com caminhão, acho que tenho experiência para parabenizar seu pai

Reply
Ronaldo Barbosa Pereira 07/02/2022 - 07:07

Isso é ridículo, uma carga paletizada é terrível para descarregar,a empilhadeira não consegue pegar o Palete,com a traseira arqueada, fica impossível a lança entrar embaixo do palete e erguer!!!

Reply
Gil Arley dos Santos Nascimento 07/02/2022 - 05:41

Cada comentário ridículos pra esses aí que só falaram as neras nunca entrou dentro de uma gabine de um 1113

Reply
José Roberto mendes 07/02/2022 - 05:09

Estranho né quem bate na traseira de um carro ou de um caminhão arqueado ou não o irresponsável é o caminhão da frente ? Ipocresia demais tio

Reply
Jorge Amaral 07/02/2022 - 02:13

Solução além da fiscalização, seguradora não pagar danos ao veículo alterado nem a carga.
E em caso de acidente prender motorista e quem realizou alteração.

Reply
Fernando lima 07/02/2022 - 00:59

Eu acho massa o tanto de retardado que vem aq comentar sobre uma coisa quem nem sabe o que é
E nem para que serve
Tá dentro de casa vendo band e globo .
Por isso q o Brasil não vai para frente .. o povo só se preocupa com o que o outro está fazendo
Povo não sabe nem o que é caminhão e vem vc fiado aq
REALMENTE o engenheiro sabe muito msm .. Mais quero ver se a fábrica quer colocar mais mola ..vai ficar caro para ela né..
E PARA esse bando de otário aii que está vc fiado
Governo e prf estão pouco se fodendo para segurança de alguém.. Tudo É $$$$$$$
Quer segurança?? Fica dentro de casa
Pq na estrada não tem nenhuma .e não é por causa de caminhões arqueados . É estrada que estão tudo um lixo . Ladrão roubando carga e caminhão.. É pedágio sendo pago para nada e muito mais .. É só vc sair do seu sofá e vir para estrada no diadia

Reply
Eduardo 06/02/2022 - 22:28

Na pandemia eram todos heróis … Agora todos bandidos …. E o Lula inocente …
Esse e o Brasil dos palhaços msm ,.

Bando de hipócrita

Reply
Erickson 06/02/2022 - 21:43

Levantar a traseira é só um disfarce para o excesso de peso. Caminhão no bitruck andando com [email protected] de carga

Reply
Joaquim 06/02/2022 - 21:00

Na verdade são duas idiotices que esses boçal inventam. Carro rebaixado, e fazer essa atrocidade com Caminhões!nem deveriam ter habilitação.

Reply
Paulo Roberto chiappa 06/02/2022 - 20:22

Não da nem pra chamar uns caras desses de caminhoneiro porque são tudo uns Nutela que querem aparecer se achando os tal

Reply
José 06/02/2022 - 19:40

ESTUPIDEZ POUCA É “tikinho”……se fora isso num país serio,já estavam em “KANA”,quem manda fazer,quem faz,quem não fiscaliza e os IMBECIS,QUE MODIFICARAM AS LEIS….

Reply
Fabio 06/02/2022 - 17:06

Isso é mais uma modinha,de grande maioria dos truckeiros,qndo provoca acidente,some

Reply
Getúlio 06/02/2022 - 16:48

Isso muito fácil de resolver,e só as Seguradoras de Veículos/Caminhões não pagarem eventuais sinistros aos proprietários se estiverem com modificações em desacordo com a Resolução do Contran 479/14.
As Seguradoras devem informar os Proprietários de caminhões através de e-mail e cartas antecipadamente sobre o assunto,e pagar apenas os terceiros que esses sim, não tem culpas de nada.

Reply
Carlos 06/02/2022 - 16:47

O sujeito trabalha duro pra fazer uma faculdade,com dificuldade consegue.
Faz teste de todo tipo pra conseguir um emprego de engenheiro, graças a Deus consegui projeta um caminhão para rodar forte e seguro para ser aceito pela montadora.
Aí aparece um cretino, semi analfabeto metido a gênio coloca trocenta mola e calço no caminhão pra ficar com a bunda lá em cima.
E o otário ainda fala (eles multa eu pago a multa), é muita burro.
Sem ofender o quadrúpede.

Reply
Jose Carlos Martins 06/02/2022 - 16:16

Isso é mais que ridículo arquear molejos, temos que tirar esses falsos caminhoneiros do nosso meio ,pois são criminosos que não tão nem aí com a segurança dos outros tem que tomar suas CNHs e prender os caminhões, lugar de bandoleiros é na cadeia.

Reply
Paulo 06/02/2022 - 15:59

Sem noção essa tropa de idiotas que acham que caminhão levantado tem estabilidade bando de Zé droguinha

Reply
Waldir Klug 06/02/2022 - 15:44

Arqueamento de molas só e bom pra fabricante de molas e postos de molas.estão de bolsos cheios.

Reply
Tereza Godoi 06/02/2022 - 14:16

Fico me perguntando o que é que tem na cabeça de um homem que altera assim sua maquina de trabalho? Pela Psicologia,isso demontra problema de fundo sexual.

Reply
Vilson Andrioli 06/02/2022 - 12:53

Os engenheiros passam horas para construir um caminhão com toda segurança, estabilidade e vem alguém que talvez nem acabou p segundo grau e altera o projeto só pra chamar atenção e o pior de tudo as autoridades permitem.
E só mais uma firma de arrecadar de dinheiro o resto que se vire

Reply
David 06/02/2022 - 12:45

Esses “mortoristas” que fazem essas modificações são os assassinos da estrada

Reply
Lessandro 06/02/2022 - 12:21

Com certeza é um muleque, que envergonha a classe, vai andar na vila com carro rebaixado pouca prática

Reply
Carlos 06/02/2022 - 12:20

Isso é coisa de Guri,como se diz aqui no Sul.
Tenho serteza que não partio de motoristas cancheiros velhos.essa palhaçada. Quem esta atrás de um caminhão ja é um problema vc não encherga nada imagina com essa palhaçada vc fica sem visão total.?
Isso é coisa do Capeta. Bateu atrás tá morto.?
Como já aconteceu entre Pai e Filho.?????

Reply
MARCELO 06/02/2022 - 12:08

Bacana demais. Meu pai também me deu basicamente essas mesmas dicas, e foram de grande valia.

Reply
Marcelo 06/02/2022 - 12:06

Maior palhaçada isso. Devia prender quem dirige caminhão assim, e as transportadoras, não deviam colocar carga em cima desses irresponsáveis.

Reply
Cristiano Salgado 06/02/2022 - 11:58

Cada tribo bizarra com suas bizarrices.

Reply
EDSON REIS DOS SANTOS 06/02/2022 - 11:57

Aiaia piada isso vc bate no fundo caminhão arqueado da errado aki só tem santinho aí o cara vai perguntar a Scania o que ela acha kkkkkkkkkk aiaia só rindo

Reply
Paulo 06/02/2022 - 11:51

Não tenho mais caminhão ( o meu não era” erguido”)nada contra quem gosta já era contra a lei da balança que a carga tinha que ficar maior peso na dianteira do que tração/ truck por só ter ( na época) dois pneus na frente contra oito entre tração/truck
Mas gosto é gosto e cada um tem o seu

Reply
Ezio Celso Da Costa 06/02/2022 - 08:45

Não sou o melhor motorista do mundo, mas tive um bom professor, meu pai! Desde pequeno dentro da boleia, e aos 16 anos já dava minhas primeiras cambiadas sempre sobre a supervisão do meu velho!
Meu mestre me ensinou poucas, porém valiosas lições:
-não entre em pátio de posto correndo, vc pode atropelar alguém.
-não passe carreta na descida se não tiver com mais embalo que ela.
-tá de carro baixo? Fica longe de caminhão, o motorista não consegue ver você colado atrás nem embaixo da cabine!
Entre outras, Freiar antes da curva, Freiar antes da Serra, acostamento só em caso de pane…
Trata se de bom senso e inteligência, vejo nesses casos a tentativa de suprir uma frustração, uma necessidade infinita de aceitação própria

Reply
Paulo Roberto alves 06/02/2022 - 07:55

Mais criminosa é a empresa que põe carga em cima desses caminhões.

Reply
Augusto Martioli 06/02/2022 - 02:23

E o pandemia já acabo.?

Reply
BRUNO DOS PASSOS OLIVEIRA 05/02/2022 - 23:11

Meu nome é ari e eu não tô nem aí!!!

Reply
Mario 05/03/2022 - 08:42

Meu nome é Mário e eu te comi atrás do… você sabe 😂

Reply
Teixeira 05/02/2022 - 18:42

Isso é coisa de criança,ridículo anti estético e perigoso para quem vem atrás.

Reply

Deixe um comentário!

Caminhoneiro recém contratado depena caminhão nos EUA Eficiência dos motores diesel chega a um novo patamar Projeto quer acabar com valores de fretes muito baixos Montagem de caminhões no Brasil segue em alta Uso do celular aumenta entre motoristas