37 novos ônibus articulados Mercedes-Benz entram em serviço no sistema de transporte BRT no México

por Blog do Caminhoneiro

Trinta e sete novos ônibus articulados Mercedes-Benz O 500 MA produzidos no Brasil estão entrando em serviço no México. Os veículos serão usados no sistema de transporte BRT mexicano, que vai atender os municípios de Guadalajara, Zapopan e Tlaquepaque, no estado de Jalisco. Esta é uma das maiores entregas de chassis articulados em um único pacote para a região.

“É com muita alegria que nós estamos enviando esse volume de ônibus para o México, fornecendo veículos que sejam adequados para operação no sistema de transporte BRT. Além disso, também estamos reforçando a nossa participação no país ao levar soluções que assegurem toda a qualidade, conforto, segurança e robustez que os produtos da nossa marca podem proporcionar”, afirma Rogério Sousa, gerente de Vendas e Pós-Vendas para Exportação de Veículos, Peças e Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Os novos ônibus são parte do programa de renovação de frota do transporte público em Guadalajara, que está em andamento desde 2020, onde a Mercedes-Benz tem participado ativamente junto com sua rede de distribuidores. O objetivo é renovar um volume de 800 ônibus, dos quais a Empresa detém a maior porcentagem de participação, cerca de 62%.

“Agradecemos a confiança dos clientes, das transportadoras e das autoridades do Governo de Jalisco, que vêm contribuindo para a mobilidade da população, sempre preocupados em oferecer um transporte inclusivo, de qualidade e com segurança. Nós da Mercedes-Benz também estamos reafirmando o nosso compromisso com a mobilidade ao estarmos inseridos em um dos projetos mais importantes de sistemas BRT dos últimos anos e o mais relevante para ônibus articulados na região, garantindo um transporte público que os passageiros da Região Metropolitana de Guadalajara merecem”, afirma Raul de la Parra, gerente de vendas BRT da Mercedes-Benz Ônibus no México.

Os chassis possuem transmissão automática com retarder integrado, suspensão a ar e freio ABS. Com o comprimento de 18 metros e capacidade para 160 passageiros (40 sentados e 120 em pé), eles estão configurados com motor OM 457 LA Euro 5. Além disso, os ônibus também apresentam espaços exclusivos para mulheres, pessoas com deficiência e cães-guia, contando com separação total entre motoristas e a área de passageiros.

Com uma extensão de 41,5 quilômetros, 40 estações e capacidade para movimentar até 400 mil pessoas por dia, o novo modelo de transporte por onde os ônibus vão circular também ligará as cidades de Tonalá e Tlajomulco por meio de um sistema integrado de rotas alimentadoras e complementares junto aos munícipios da Região Metropolitana de Guadalajara.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!