Scania apresenta novo modelo de caminhão a gás

por Blog do Caminhoneiro

A Scania apresentou, durante a Datagro, no dia 09 de março, seu mais novo modelo a gás para o mercado brasileiro. O modelo inédito é o Scania P 280 4×2, voltado para coleta de lixo residencial, que conta com suspensão a ar no eixo traseiro e caixa de câmbio automatizada.

O motor tem 9 litros de cilindrada e cinco cilindros, operando em Ciclo Otto, com potência de 280 cavalos. Para a Scania, a opção a gás para o setor de coleta de lixo é extremamente viável, já que é possível obter o combustível, biometano, por meio da compostagem do lixo doméstico.

O caminhão também conta com uma cabine maior, garantindo maior espaço interno para os trabalhadores.

Os pioneiros caminhões Scania movidos a gás (natural e/ou biometano) são vocacionados para médias e longas distâncias. Seus motores Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) são movidos 100% a gás natural e/ou biometano, ou mistura de ambos. Os motores não são convertidos do diesel para o gás, têm garantia de fábrica, tecnologia confiável e desempenho consistente e força semelhante ao diesel. Além de serem mais silenciosos. Já possuem tecnologia para atender aos requisitos da fase P8 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), ou Euro 6, que entrará em vigor a partir de 1.º de janeiro de 2023. As potências são: 280, 340 ou 410 cavalos.

A segurança é total em caso de acidentes ou explosão. Os cilindros e válvulas são certificados pelo Inmetro (em conformidade com a lei). São três válvulas (vazão, pressão e temperatura) que liberam o gás em caso de anomalia em um destes três quesitos. Os cilindros são extremamente robustos (o material é de ogivas de mísseis). Em caso de incêndio ou batida o gás é liberado para a atmosfera e se dissolve sem perigo de explosão ao contrário de um veículo similar abastecido a diesel que é mais perigoso, pois o líquido fica no chão.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!