CaminhoneiroDestaquesNotícias

O Brasil pode parar: Aumento dos combustíveis inviabiliza o transporte de cargas

Desde ontem, um único assunto tem tomado conta de discussões de caminhoneiros nas redes sociais e aplicativos de trocas de mensagens: O aumento de 25% no valor do litro do diesel. Como o valor do diesel é o principal custo para o setor de transportes, essa alta significativa faz com que os transportadores, especialmente, os caminhoneiros autônomos, trabalhem no vermelho.

O maior problema para o setor é não conseguir dominar o valor do frete. É uma das poucas categorias que tem o valor dos serviços prestados na mão dos clientes, que fazem a oferta de cargas com o valor já fixado. Esse formato não dá muito espaço para negociação, e, no caso das altas dos custos, como no caso do diesel nesta semana, o reajuste no valor do frete demora a acontecer.

Nas conversas nas redes sociais, alguns caminhoneiros dizem que vão precisar parar seus caminhões em casa, até que o Governo Federal consiga estabelecer alguma medida duradoura para reduzir o impacto do aumento do diesel nas contas dos caminhoneiros.

RECOMENDADO  Seguro DPVAT vai voltar com novo nome e regras

Greve

Outros transportadores já são mais firmes, pedindo uma nova paralisação de nível nacional, como aconteceu em 2018.

Em reuniões realizadas ontem, alguns segmentos dos transportes já anunciaram paralisações. É o caso dos transportadores de automóveis e de combustíveis, especialmente em Minas Gerais, que devem realizar a paralisação completa de suas operações a partir de hoje.

Na manhã de hoje, em Feira de Santana, na Bahia, caminhoneiro se organizaram e realizaram o fechamento da BR-116 Norte. No local, praticamente todos os caminhões estão sendo parados, e apenas caminhões com produtos perecíveis, veículos leves, viaturas oficiais, como ambulâncias, podem seguir viagem.

Motivo da alta

A Petrobras informou que a alta, que foi segurada por alguns dias, tem como principal motivo a alta expressiva do valor do petróleo no mercado internacional. O valor do barril passou de US$ 80 para US$ 140 em poucos dias, em decorrência do ataque russo à Ucrânia.

A Rússia está enfrentando diversas sanções internacionais, e, como é a segunda maior produtora de petróleo no mundo, a falta do produto produzido naquele país fez o preço disparar.

RECOMENDADO  LOG20 Logística está com vagas abertas para motoristas em Itajaí-SC

Na mão do governo

Os caminhoneiros pedem que o governo interfira, alterando a atual política de preços da Petrobras, baseada na cotação do Dólar e no valor do petróleo no mercado internacional, para um sistema que leve em consideração o valor do Real.

Apesar da quantidade de petróleo produzida no Brasil ser alta, a Petrobras vende o óleo bruto para outros países, e adquire o óleo diesel, gasolina e outros derivados por importação, que é paga em Dólar.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading