Volvo FH16 750 encara operação especial única com implemento especial na Europa

por Blog do Caminhoneiro

O Volvo FH16 750 levou, por muitos anos, o título de caminhão mais potente do mundo. Não é para menos. O veículo é equipado com o poderoso motor Volvo D16K Euro 6, de 16 litros de cilindrada, 750 cavalos de potência e 3.550 Nm de torque, o que possibilita o transporte de algumas das maiores e mais pesadas cargas do mundo.

Recentemente, um Volvo FH16 750 8×4 realizou uma tarefa incrível de transporte nas estreitas estradas europeias, ao mover um vaso de pressão de 35 metros de comprimento. O feito foi realizado pela empresa Bolk Transport. Para o transporte, foi selecionado um implemento modular Broshuis, que pode ser configurado com várias opções de eixos, em versão 3+6.

Sem as extensões, o conjunto caminhão+implemento medem 21 metros, podendo rodar normalmente em qualquer via europeia, sem problemas, não necessitando de escolta ou documentação especial.

Mas, para receber a carga, com 35 metros de comprimento, o implemento pode ser estendido, garantindo a correta fixação do vaso de pressão sobre o chassi do implemento, e distribuindo o peso, de 55 toneladas, de forma bastante uniforme.

A operação de carregamento do vaso de pressão durou pouco mais de duas horas, e logo tudo estava pronto para seguir viagem. Devido ao tamanho e peso total do conjunto, de mais de 100 toneladas, a viagem precisou ser realizada à noite, quando há menos tráfego.

O motorista Theo Fokkema é experiente nesse tipo de movimentação, e não vê problemas em conduzir o Volvo FH16 750 8×4, mesmo em curvas bastante apertadas. Isso também se deve ao interessante sistema de esterçamento dos eixos do implemento, que permitem que as manobras sejam realizadas no menor raio possível.

A viagem durou pouco mais de uma hora, bem menos tempo do que os procedimentos de carregamento e descarregamento da gigantesca peça, que foi realizado no dia seguinte ao transporte.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!