Ford apresenta versão furgão da Transit no Brasil

por Blog do Caminhoneiro

A Ford apresentou nesta semana a verão furgão da Transit, um sucesso comercial em todo o mundo. O novo veículo do portfólio da Ford no Brasil é voltado para operações de transporte de mercadoria, como do e-commerce, além da possibilidade de implementação como ambulância, por exemplo.

De acordo com a Ford, o modelo segue o conceito de escritório sobre rodas, que foi apresentado pela Transit Minibus, lançada no ano passado.

“A Transit foi projetada para oferecer máxima produtividade para o transportador, com baixo custo total de operação, segurança, conforto e uma assistência pós-venda preparada para manter o veículo sempre rodando. É um produto de qualidade global, trazendo o que há de melhor no segmento para os consumidores brasileiros”, diz Guillermo Lastra, diretor da Divisão de Veículos Comerciais da Ford América do Sul.

São duas opções de modelos, em versão L2H3, com teto alto e 10,7 m³ de volume, podendo transportar até 1.222 kg de carga, e a versão longa, L3H3, com 12,4 m³ de volume, podendo transportar até 1.181 kg de cargas.

De série, a Ford oferece conectividade completa para a nova Transit, que permite o acompanhamento preventivo do veículo, e relatórios que podem ser usados para gerenciamento do negócio.

Esse sistema é o FordPass Connect, um modem instalado de fábrica, que pode ser acessado por celular, oferecendo dados como quilometragem, nível de combustível e localização o veículo remotamente, além de agendamento e acompanhamento de serviços online e recebimento de relatórios mensais com indicadores para o negócio, com consumo de combustível e de Arla 32/Adblue e distâncias percorridas.

Um dos grandes destaques é a possibilidade de detecção de mais de 3 mil tipos de alertas de funcionamento, que são informados no aplicativo. Dependendo da severidade desses alertas, um atendente da central da Ford entra em contato proativamente com o cliente para informar e orientar na solução. Esse serviço, chamado de acompanhamento preventivo inteligente, é um dos recursos gratuitos oferecidos para o cliente da Transit durante o primeiro ano de uso.

“Tudo isso faz parte da experiência conectada da Transit para antecipar possíveis ocorrências e reparar a unidade rapidamente, evitando que o cliente fique com o veículo parado”, destaca Cintia Pelegrina, gerente de Serviço de Atendimento ao Cliente da Ford América do Sul.

O novo furgão é disponível em duas cores, prata e branca, que facilitam a revenda, e pode ser dirigido por motoristas com habilitação categoria B por ter PBT de 3,5 toneladas.

Potência

A nova linha Transit vem equipada com motores Ford EcoBlue 2.0, de 4 cilindros, com potência de 170 cavalos e 390 Nm de torque, com tração traseira, que oferece maior performance para o transporte de cargas e redução de desgaste de itens como pneus, freios e embreagem. O câmbio é manual, de seis marchas, e conta com com assistente de trocas no painel.

“Ela também é a única com Auto Start-Stop que aumenta a economia de combustível na cidade, recarregamento de bateria inteligente e três modos de condução com ajuste automático para diferentes tipos de piso: normal, eco e escorregadio”, detalha Daniel Santos, gerente de Desenvolvimento do Produto da Ford América do Sul.

Segurança

A nova linha Transit é construída com estrutura de aço ultrarresistente e reforços de boro, trazendo ainda um pacote de tecnologias que aumentam a proteção tanto do veículo como dos ocupantes e dos itens transportados.

Uma delas é o sistema AdvanceTrac, que inclui controle eletrônico de estabilidade e tração, controle de torque em curvas e anticapotamento, controle adaptativo de carga, assistente de partida em rampa e estabilização de vento lateral. Conta também com luzes de frenagem de emergência, sensor de estacionamento, airbags frontais e cintos de segurança de três pontos.

Dirigimos

Durante o evento de lançamento do modelo, realizado no Centro de Distribuição de Peças da Ford, em Cajamar-SP, o Blog do Caminhoneiro pôde ver o desempenho da nova Transit Furgão, em um trecho de rodovia. Carregadas com cerca de 400 quilos de carga de lastro, as vans se mostram ágeis, extremamente silenciosas, e de uma facilidade de condução ímpar.

A única diferença para um automóvel é o tamanho, já que a resposta do motor é muito boa, os freios são perfeitamente dimensionados e a direção é leve e precisa. Todos os comandos são fáceis de serem usados, e o painel oferece facilidade na leitura de todas as informações.

Preço

O preço de venda estimado pela Ford é de R$ 239.900 para a versão com entre-eixos mais curto (L2H3), e R$ 245.900 para a versão L3H3, mais longa.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

1 comentário

Zé Cueca 02/05/2022 - 18:18

Eu jamais compraria um veiculo de carga ou passageiro da FORD, chega de tanto nos deixar a ver “navios”
Quem quiser saber é só verificar quantas vezes abandonaram projetos no Brasil, inclusive com a Transit

Reply

Deixe um comentário!