Testamos – Iveco Daily 35-160 Euro 6

por Blog do Caminhoneiro

Direção fácil como a de um automóvel, conforto para o motorista e passageiros, silêncio a bordo, potência e robustez. Esses são os principais atributos da nova linha Iveco Daily 35-160, equipada com motor F1C Max Euro 6, com 160 cavalos de potência e 380 Nm de torque. O Blog do Caminhoneiro recebeu uma unidade do modelo para teste, e pode comprovar as melhorias em relação à versão anterior, que já era um grande sucesso de vendas, a 35-150.

Um dos grandes destaque da nova linha é o aumento da potência e da capacidade técnica de carga. Com 10 cavalos a mais de potência e 30 Nm de torque, além de um chassi mais reforçado, o Peso Bruto Total Técnico chegou aos 4.400 quilos, fazendo com que, dentro do PBT legal, de 3.500 kg, a carga praticamente não seja notada na rodagem do veículo.

Realizamos um teste de 213 quilômetros, inicialmente, com o veículo vazio, entre as cidades de São Mateus do Sul, Lapa, Porto Amazonas, Palmeira, São João do Triunfo e novamente São Mateus do Sul, no Paraná. A velocidade é constante e as trocas de marchas só são necessárias em aclives acentuados ou quando o tráfego fica mais lento. No restante do trajeto, a quinta e sexta marchas dão o tom da viagem.

Além disso, a facilidade de uso do controle de cruzeiro, que é controlado pelos botões no lado direito do volante, deixam a viagem ainda mais tranquila.

Para realizar o teste com carga, a empresa Ravato Diesel nos cedeu um tanque IBC, de 1.000 litros, que foi instalado no baú e enchido com água. O peso total da nossa carga foi de 1.054 quilos, ficando dentro do PBT legal, de 3.500 quilos. A versão que testamos tinha tara de 2.400 quilos, podendo transportar até 1.100 quilos.

Durante a viagem carregada, pouca coisa mudou na dirigibilidade, aceleração ou frenagens, mostrando que a nova linha Daily é pensada para oferecer conforto e rodagem suave em qualquer situação. Apenas nos aclives é que eram necessárias mais trocas de marchas, mas a velocidade de 90 km/h era mantida sem dificuldade.

Em maio do ano passado, quando pudemos testar a versão anterior do modelo, a 35-150, lançada na Fenatran de 2019, notamos que, apesar do excelente isolamento acústico da cabine, os ruídos produzidos por peças internas do painel, banco do passageiro e ferramentas incomodavam, especialmente em ruas não pavimentadas.

Esses pontos foram corrigidos na cabine da nova linha Daily 35-160. Além de novos bancos, mais confortáveis, a cabine mudou para reduzir a zero os barulhos internos. A capa central do painel foi modificada, o banco do passageiro não bate na parede traseira da cabine e as ferramentas, que ficam dentro de um saco, e antes estava em baixo do banco do motorista, foram colocadas em um baú criado sob o assento dos passageiros.

Essas pequenas mudanças acabaram com a fonte da nossa única reclamação do modelo no teste passado, mostrando que a nova linha Daily ficou muito melhor do que já era.

Outra boa mudança é o novo tanque de combustível, com capacidade para 90 litros, ante 65 litros da versão anterior, que dá uma autonomia na casa dos 700 quilômetros. O tanque de Arla32, instalado na lateral direita do veículo, tem 17 litros de capacidade, e, como o consumo do insumo é baixo, pode-se quase esquecer que o veículo o usa.

Com o veículo vazio, nossa viagem teve uma média de consumo de 7,9 quilômetros por litro, com velocidade média de 65 km/h, com 224,5 quilômetros rodados. Carregado, foram 242,5 quilômetros rodados, em velocidade média de 56 km/h, e consumo médio de 7,6 quilômetros por litro.

No momento da devolução do veículo à equipe da Iveco, realizada na sexta-feira, 08 de abril, rodamos com a nova Daily 35-160 por 571 quilômetros, com média de 50 km/h e 7,6 km/l de média de consumo. Esse consumo é mais alto do que o registrado pelo Blog do Caminhoneiro no teste anterior, com a versão Euro 5 do modelo, mas o trajeto escolhido desta vez é bastante diferente.

No teste passado, com o veículo vazio, o consumo de combustível foi de 8,2 km/l, baixando para 7,9 km/l carregado. A média total de consumo de combustível foi de 7,9 km/l, no trajeto total de 282,3 km rodados pelo Blog do Caminhoneiro, em maio de 2021.

Nova linha Daily Euro 6

A Iveco foi a primeira montadora a apresentar veículos Euro 6 no Brasil. Desde 1º de janeiro de 2022, os veículos com peso bruto igual ou inferior a 3.500 quilos precisam atender às novas normas de emissões do Proconve. Para os veículos mais pesados, a regra passa a valer a partir do ano que vem.

O Iveco Daily 35-160 Euro VI e o 30-160 City trazem mais tecnologia, sistema de Arla 32 (SCR) e novo design, com foco na redução de emissões, conforto, economia e a consagrada estrutura chassi-cabine, que proporciona durabilidade e versatilidade para o modelo.

O Iveco Daily é o modelo mais vendido da montadora no Brasil e é líder de mercado no segmento, com mais de 30% de market share. Neste ano, mais de 20 mil unidades de todas as versões da Daily devem ser vendidas até o dia 31/12.

A versão 35-160 conta com chassi com 5 mm de espessura, e conta com 200 quilos extras para o transporte de carga comparado à versão anterior, com PBT Técnico de 4.400 kg.

As novas versões da Daily passam a contar com nova grade frontal, novo painel de instrumentos com tela colorida no centro, trazendo diversas informações importantes sobre o veículo, que pode ser comandado por botões no volante.

Para aumentar o conforto, a nova linha conta com novos bancos, com assento maior, novos apoios de cabeça, novos tecidos e novas espumas. Os bancos trazem inéditas regulagens para o motorista encontrar a posição ideal para dirigir. Uma série de porta-objetos, e um novo compartimento com 80 litros embaixo do assento do passageiro, oferecem espaço extra para os ocupantes acomodarem seus pertences.

A segurança também incorpora itens comuns a veículos premium:

  • TPMS – gerenciamento de pressão de pneus.
  • Auto-Headlight – farol automático que acende e apaga de acordo com a necessidade.
  • Rain-Sensor – sensor que regula a velocidade do limpador de para-brisa, automaticamente, de acordo com a intensidade da chuva.
  • Faróis com função cornering – a luz de neblina acende automaticamente, com foco para o trajeto do veículo, inclusive na curva, para auxiliar na visibilidade do motorista.

Motor

A nova linha conta com a nova versão do motor FPT F1C, chamada de MAX. Esse propulsor tem 3 litros de cilindrada, com 160 cavalos de potência, 10 a mais que a versão anterior, e 380 Nm de torque, com injeção eletrônica Common Rail de última geração e Turbocompressor de Geometria Variável (VGT). O cárter foi ampliado para 9,3L, garantindo um intervalo maior entre as trocas de óleo.

Desenvolvimento

Para chegar ao produto final, a Iveco realizou uma bateria de avaliações para o cliente ter em mãos um produto testado e aprovado: ao todo foram 100 testes físicos, 50 testes virtuais, mais de 1 milhão de quilômetros rodados e cerca de 750 colaboradores trabalhando, direta ou indiretamente, somando 260 mil horas de engenharia. O processo de desenvolvimento foi validado por clientes que testaram o Daily em condições reais de operação.

Para ver todos os detalhes da nova linha Daily Euro 6, acesse o link https://www.ivecodaily.com.br/pages/chassi-35-160.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!