O Mercedes-Benz Econic é um caminhão diferente do tradicional, lembrando bastante a dianteira de um ônibus, graças ao grande para-brisa e cabine rebaixada. Nesta semana, a montadora anunciou que o modelo, que é usado tradicionalmente para coleta de lixo e outros serviços em cidades, está na fase final de testes para o lançamento comercial em versão elétrica.
Para os testes, uma das unidades foi cedida à Frankfurter Entsorgungs und Service, responsável pela coleta de lixo municipal em Frankfurt, na Alemanha. Chamado de eEconic, o modelo estará em uma feira no dia 30 de maio, em Munique, e depois será usado em operação normal, pelas ruas da cidade.
O caminhão tem um peso bruto total de 27 toneladas, e conta com um eixo com dois motores elétricos acoplados e uma transmissão de apenas duas marchas. São três conjuntos de baterias, com capacidade na casa dos 100 kWh. Os motores oferece m potência continua de 330 Kw (450 cv), com potência de pico de 400 kW (540 cv).
Graças aos motores elétricos, a operação do modelo é praticamente sem emissão de nenhum ruído, e não há emissão de nenhum poluente.
O lançamento e produção comercial do modelo devem ser em 2023, quando a validação com os clientes terminar.
Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro