Conheça o funcionamento dos tipos de suspensão de caminhão

O sistema de suspensão conta com diversos componentes que tornam o veículo não só mais confortável, mas também mais seguro. Por isso, é importante conhecer as peças que o compõe e saber sobre a importância da manutenção desse sistema.

“Formada por um conjunto de peças que liga o chassi às rodas, a suspensão tem a função de garantir o contato dos pneus com o solo, estabilizar os impactos sofridos pelas rodas, proporcionando conforto e segurança ao veículo”, comenta Edson Vieira, técnico da Nakata.

Instaladas em cada um dos eixos do veículo, as suspensões apresentam arquitetura diferenciadas se dividem entre independente ou dependente.

Na suspensão dependente de um caminhão ou ônibus, há um eixo rígido transversal e dois feixes de mola.

“Qualquer movimento de um dos lados da suspensão interfere no outro, por isso se chama dependente”, diz.

Já no modelo independente, a ligação é feita através de braços e buchas e o feixe de molas é substituído por uma bolsa pneumática. Neste caso, o movimento de uma das rodas não tem relação com o outro lado, diminuindo o peso do veículo e melhorando o conforto do usuário.

Outro componente importante na suspensão dos pesados é a barra estabilizadora, responsável por ligar a roda com a carroceria do veículo, e com a função de minimizar as tendências de inclinação da carroceria mantendo o alinhamento em curvas ou irregularidades das vias. Há também os amortecedores, que controlam os movimentos indesejados das molas e mantêm o contato dos pneus com o solo.

Para evitar paradas inesperadas ou acidentes, a recomendação é checar periodicamente todos os itens da suspensão e ficar atento aos sinais de comprometimento das peças, como ruídos ao transitar por lombadas e pisos irregulares, balanço excessivo em arrancadas e frenagens.

Deixe um comentário!

Conheça os detalhes do projeto Roda Bem Caminhoneiro Scania já teve 13 séries especiais no Brasil Conheça a nova série especial da Scania O Royal Eagle é um Scania 143 como você nunca viu T112MC – Scania desenvolveu modelo exclusivo para a Nova Zelândia