Jamef apresenta Torre de Controle que prevê entregas e permite antecipar coleta de cargas

por Blog do Caminhoneiro

A Torre de Controle da Jamef está completando um ano, unindo tecnologia e processos de forma a elevar ainda mais o nível de serviço e performance da empresa. A ferramenta de gestão que integra todas as tecnologias de monitoramento e processos operacionais possibilitou a otimização em suas operações, além de aprimorar as viagens feitas em todo o Brasil, dando maior velocidade durante todo o processo.

A Torre foi capaz de reunir dados sobre todos os embarques recorrentes de clientes, que apontaram possíveis demandas no futuro. Assim, os times de vendas e de planejamento da Jamef puderam focar os atendimentos em seus clientes e preparar sua logística para a chegada de suas demandas.

Com o crescimento dessa plataforma – Torre de Controle Integra, foram incorporadas áreas estratégicas, como: Controle e Planejamento Operacional, Rastreamento, Gerenciamento de Risco, Tráfego e Manutenção, todos interligados ao ERP e TMS, dando maior velocidade e precisão aos processos. O projeto baseia-se em analisar os dados de forma automática permitindo maior eficiência durante a administração das práticas de negócio por meio dos principais indicadores de performance apoiando a tomada de decisão em todas as esferas operacionais. De acordo com o gerente de controle operacional da Jamef, Paulo Fontes, a implementação da solução aumentou a produtividade dos processos que envolvem a negociação, coleta, transferência e distribuição (last mile). Em 2021, a empresa movimentou mais de 35 milhões de volumes.

Além da agilidade conquistada, a plataforma permitiu identificar oportunidades de melhoria contínuas nos processos, aplicando as ferramentas de Lean Six Sigma.

“Tínhamos procedimentos definidos e padronizados, mas a Torre garantiu um acompanhamento ainda mais minucioso da execução de cada etapa, desde a negociação dos contratos até o pós-venda. Nesse sentido, aumentamos as condições de análises e de proatividade em qualquer que seja o procedimento realizado”, explica Fontes.

Inteligência Artificial (IA) logo à frente

A segunda fase do projeto Integra, que deve ser finalizada nesse ano de 2022, permitirá o acompanhamento de mais de 17 sistemas e ferramentas utilizadas na operação da Jamef, facilitando cada vez mais o cumprimento do planejamento logístico elevando ainda mais os níveis de capacidade e produtividade. A implementação de Inteligência Artificial na análise de todos esses dados reforça o foco da Jamef na gestão total de seus processos para manter a qualidade dos serviços prestados e proximidade com seus clientes.

“As ferramentas aplicadas garantem benefícios para o nosso negócio e especialmente, para os embarcadores. Com a visão total de toda a operação, o time consegue evidenciar situações que necessitem de uma rápida ação para solucionar, assegurando dessa forma, um elevado nível na performance e consequentemente, na satisfação dos nossos clientes”, avalia Fontes.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!