Volvo inicia produção de caminhões com aço verde na Europa

Os caminhões fabricados pela Volvo na Europa começarão a contar com aço verde em sua composição, ou seja, aço produzido sem a utilização de combustíveis fósseis, pela empresa siderúrgica sueca SSAB. A primeira linha de veículos com esse tipo de aço são os modelos elétricos produzidos na Suécia.

O aço da SSAB é produzido com uma tecnologia totalmente nova, baseada em hidrogênio. A introdução deste material nos caminhões elétricos Volvo começará no terceiro trimestre de 2022 e será inicialmente em baixa escala.

“Vamos aumentar o uso de materiais livres de fósseis em todos os nossos caminhões para torná-los ‘zero emissões’ não apenas em operação, mas também quando se trata dos materiais com que são produzidos”, diz Jessica Sandström, vice-presidente sênior de Gestão de Produto da Volvo Trucks.

O primeiro aço produzido com hidrogênio será usado nas longarinas, a espinha dorsal do caminhão, sobre a qual todos os outros componentes são montados. À medida que a disponibilidade de aço livre de fósseis aumentar, ele também passará a ser usado em outras partes do veículo.

Reciclagem

Pelo menos 30% da composição dos caminhões Volvo vem de materiais reciclados atualmente. No final de sua vida útil, um caminhão da marca pode ser até 90% reciclado.

“Estamos continuamente nos esforçando para minimizar ainda mais nossa pegada climática, caminhando para uma maior circularidade, tanto em nossas operações quanto em nossos caminhões”, diz Jessica Sandström.

O Grupo Volvo está colaborando com a SSAB em aço livre de fósseis desde 2021. A primeira unidade produzida com esse material foi uma carregadeira Volvo, apresentada em outubro do ano passado. O aço livre de fósseis será um importante complemento ao aço tradicional utilizado nos caminhões Volvo.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!

O Royal Eagle é um Scania 143 como você nunca viu T112MC – Scania desenvolveu modelo exclusivo para a Nova Zelândia Você lembra do seriado “As Aventuras de BJ” nos anos 1980? Caminhões chineses são equipados com cabine de modelo da década de 1970 Conheça o transporte Piggyback, muito usado nos Estados Unidos