Panther – Os práticos caminhões basculantes com esteiras da Prinoth

A empresa canadense Prinoth oferece uma linha bastante ampla de veículos para operações de movimentação de materiais e construção, e, dentre esses veículos, estão os modelos Panther, com três versões. Basicamente, os veículos são caminhões basculantes fora-de-estrada, mas com o diferencial de usarem esteiras no lugar das rodas e pneus.

Ao todo são cinco versões basculantes, e mais duas que são equipadas com guindastes. O menor é o Panther T6, com capacidade de carga de 5.700 kg. Equipado com um motor Caterpillar C4.4, tem potência de 150 cavalos, e conta com um sistema de transmissão hidrostática, semelhante ao usado em tratores de esteira e escavadeiras.

A cabine é pequena, e comporta apenas o operador. Ao lado direito, está posicionado o motor. Com as grandes esteiras, o veículo gera pouca compactação de solo, podendo ser usado em lamaçais ou em áreas de lavoura, por exemplo.

A maior versão é o T14R. A capacidade de carga desse modelos é de 13,2 toneladas e o motor é maior, um Caterpillar C7.1, com 275 cavalos de potência. Como diferencial, o caminhão tem a vantagem de poder ser descarregado lateralmente, girando sua caçamba e cabine como acontece em escavadeiras hidráulicas.

Essa movimentação permite que o veículo possa ser usado em locais altamente confinados, onde não haja espaço para manobras.

Por serem equipados com esteiras, feitas de material elástico (borracha), a velocidade máxima é limitada a apenas 15 km/h. Isso restringe bastante o alcance de operação dos veículos.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!

Conheça a nova série especial da Scania O Royal Eagle é um Scania 143 como você nunca viu T112MC – Scania desenvolveu modelo exclusivo para a Nova Zelândia Você lembra do seriado “As Aventuras de BJ” nos anos 1980? Caminhões chineses são equipados com cabine de modelo da década de 1970