Compra de caminhões em leilão é alternativa para aquisição de frota

Com o aumento de custo dos financiamentos tradicionais, devido a alta dos juros, milhares de pessoas e empresas voltam suas atenções para os leilões, como uma forma viável para renovação e ampliação de frotas.

Para Marcelo Bartolomei Pinheiro, diretor técnico do Grupo Superbid, maior empresa de leilões da América Latina, os fatores econômicos e a crise sanitária impulsionaram a procura pelos pregões de veículos.

Números da Superbid mostram que, em 2021 houve um crescimento de 37,2% nas vendas e um aumento de 41,8% no ticket médio das ofertas em relação às transações do ano anterior.

“Neste ano, o ticket médio já demonstra um crescimento de 19,3% e uma aceleração positiva para os resultados no segundo semestre. Engana-se quem acredita que o crescimento veio de uma desaceleração em 2020, pelo contrário, 2020 fechou com números positivos em relação à 2019, com crescimento de 4,5% nas vendas e um crescimento de 19,8% no ticket médio”, disse ele.

Dentro dos leilões existem dezenas de opções, entre utilitários leves e frota pesada. Boa parte dos veículos em leilão vem de empresas de logística, agronegócio, grandes indústrias, seguradoras e frotas comerciais, entre outros segmentos.

O tempo de uso varia de acordo com cada veículo e o tipo de atividade que era realizada, mas Pinheiro destaca que fatores como procedência, veículos operacionais e boas práticas de manutenção são diferenciais dessa modalidade, que ainda garante economia de até 60% frente ao valor de mercado de um mesmo modelo novo.

O perfil de compradores vai desde pequenos e médios empreendedores em busca de ajuste ao seu potencial de investimento.

Além disso, os leilões entraram no radar de investidores, devido à possibilidade de aquisição de veículos com bom histórico de manutenção, podendo ser revendidos como boas opções de negócio.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

VW Constellation está sendo negociado na Holanda Caminhões mais potentes do mundo são chineses Conheça os caminhões mais potentes do Brasil Volvo FH 540 é o caminhão mais vendido do Brasil Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio