NotíciasNovidades

Quintas Rodas autolubrificantes evitam consumo de 50 kg de graxa por ano

Carretas equipadas com quintas rodas tradicionais usam cerca de 50 quilos de graxa todos os anos, mas uma tecnologia permite a eliminação desse lubrificante, garantindo economia, redução do tempo de manutenção e do impacto ambiental.

A Jost oferece uma linha de quintas rodas equipadas com placas poliméricas, que foram lançadas no mercado em 2016, nos modelos JSK 37CW e JSK 37CXW.

Quando equipadas com essas placas, além da não utilização de graxa, pode-se fazer a substituição em poucos minutos, devido à fixação simplificada.

Além das homologações do Inmetro, as Quintas Rodas com Placas Poliméricas da JOST são submetidas a diversos testes em laboratório e no campo, sob diferentes critérios e condições.

O processo atesta a qualidade das peças e a segurança em sua utilização. Alterações na peça, além de proibidas, afetam o desempenho do equipamento, com prejuízos à qualidade e à segurança.

As Quintas Rodas originais JOST possuem uma cavidade no bloco fundido, com alojamento próprio para as placas poliméricas. Com isso, a condição segura do acoplamento é garantida.

Cuidado com a adaptação de placas paralelas

Essa prática não é recomendada pela Jost pois afeta as dimensões originais entre o Pino Rei e o sistema de acoplamento da Quinta Roda (“enforcamento” do Pino Rei), podendo ocasionar desacoplamento involuntário da combinação cavalo/carreta.

Atenção para os níveis de desgaste

Para que a Quinta Roda tenha durabilidade estendida, gerando economia e ganhos para o meio ambiente, o operador deve verificar periodicamente o nível de desgaste das Placas Poliméricas.

As Placas JOST possuem 8mm de espessura, e devem ser substituídas antes que a chapa de desgaste do semirreboque, que faz o apoio sobre a Quinta Roda, atinja o bloco ou os parafusos de fixação.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading