MontadorasNotíciasOnibus

Marcopolo exibe ônibus elétrico em evento realizado em São Paulo

Entre os dias 1º e 3 de setembro, acontece o Salão da Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes – VE Latino-Americano no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo. Durante o evento, a Marcopolo vai exibir o novo Attivi, um ônibus totalmente elétrico que está sendo produzido em Caxias do Sul-RS.

Durante o evento, além da exposição do veículo, a empresa também participará, por intermédio do seu gerente de Engenharia de Planejamento e Desenvolvimento da Marcopolo, Renato Florence, do painel de Veículos Pesados no Congresso da Mobilidade e Veículo Elétricos – C-MOVE, que ocorre em paralelo com o salão.

O painel, com o tema Soluções Tecnológicas – Qual a tecnologia embarcada nos veículos pesados pelos fabricantes, acontecerá no dia 1 de setembro, das 14h15 às 15h15 e terá como participantes, além do executivo da Marcopolo, Iêda Maria Oliveira, diretora da Eletra, Adalberto Maluf, da BYD, e Mike Munhato, Business Development Manager for eMobility da Mercedes-Benz do Brasil.

RECOMENDADO  Ankai: Brasil terá nova marca de ônibus 100% elétricos

Renato Florence vai comentar sobre o projeto do Attivi, que envolveu o desenvolvimento de um chassi próprio e de todo o sistema de eletrificação e recarga, inclusive a tecnologia do software de gestão e gerenciamento de todas as funcionalidades. Com tecnologia brasileira e internacional, parceiros e fornecedores locais, com elevado conteúdo nacional, o projeto valoriza a engenharia brasileira, acelerando a digitalização dos processos de desenvolvimento de produto, com metodologia ágil através de ferramentas de simulação virtual que permitiram a redução do tempo de desenvolvimento de produto, com qualidade, confiabilidade e robustez.

“Todo esse trabalho permitiu que desenvolvêssemos o ônibus 100% elétrico mais leve do mercado nacional, com a maior capacidade de passageiros e melhor ocupação do espaço interno”. De acordo com o executivo, isso foi possível pela redução do peso total do veículo, com a adoção de materiais mais leves, como os compósitos e aços de alta resistência, e pelo layout do posicionamento do pack de baterias e demais componentes da eletrificação.

Outro aspecto importante que será destacado pelo executivo é o trabalho da Marcopolo para garantir que os clientes tenham uma solução completa de mobilidade urbana sustentável, com plano de serviços, atendimento pós-vendas e peças de reposição, inclusive para o sistema de recarga e manutenção das baterias. Além disso, será oferecido ao mercado ferramentas de telemetria, diagnose remota e gestão da energia de recarregamento, entre outros, com foco na entrega do melhor custo total de propriedade.

RECOMENDADO  Marcopolo conclui entrega de 174 ônibus para o Grupo Viação Garcia/Brasil Sul

Desde outubro de 2021, o Attivi 100% elétrico está em operação assistida. Os veículos circularam em um trajeto curto e sem passageiros pela área urbana central de Santo André, na Grande São Paulo, para análises de desempenho.

“É uma iniciativa que reforça a expertise e a tradição da companhia na estruturação de operações de mobilidade. Esse trabalho contribui com o desenvolvimento de projetos que vão ajudar a ditar os novos rumos da mobilidade”, enfatiza Renato Florence.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading