Marcopolo exibe ônibus elétrico em evento realizado em São Paulo

Entre os dias 1º e 3 de setembro, acontece o Salão da Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes – VE Latino-Americano no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo. Durante o evento, a Marcopolo vai exibir o novo Attivi, um ônibus totalmente elétrico que está sendo produzido em Caxias do Sul-RS.

Durante o evento, além da exposição do veículo, a empresa também participará, por intermédio do seu gerente de Engenharia de Planejamento e Desenvolvimento da Marcopolo, Renato Florence, do painel de Veículos Pesados no Congresso da Mobilidade e Veículo Elétricos – C-MOVE, que ocorre em paralelo com o salão.

O painel, com o tema Soluções Tecnológicas – Qual a tecnologia embarcada nos veículos pesados pelos fabricantes, acontecerá no dia 1 de setembro, das 14h15 às 15h15 e terá como participantes, além do executivo da Marcopolo, Iêda Maria Oliveira, diretora da Eletra, Adalberto Maluf, da BYD, e Mike Munhato, Business Development Manager for eMobility da Mercedes-Benz do Brasil.

Renato Florence vai comentar sobre o projeto do Attivi, que envolveu o desenvolvimento de um chassi próprio e de todo o sistema de eletrificação e recarga, inclusive a tecnologia do software de gestão e gerenciamento de todas as funcionalidades. Com tecnologia brasileira e internacional, parceiros e fornecedores locais, com elevado conteúdo nacional, o projeto valoriza a engenharia brasileira, acelerando a digitalização dos processos de desenvolvimento de produto, com metodologia ágil através de ferramentas de simulação virtual que permitiram a redução do tempo de desenvolvimento de produto, com qualidade, confiabilidade e robustez.

“Todo esse trabalho permitiu que desenvolvêssemos o ônibus 100% elétrico mais leve do mercado nacional, com a maior capacidade de passageiros e melhor ocupação do espaço interno”. De acordo com o executivo, isso foi possível pela redução do peso total do veículo, com a adoção de materiais mais leves, como os compósitos e aços de alta resistência, e pelo layout do posicionamento do pack de baterias e demais componentes da eletrificação.

Outro aspecto importante que será destacado pelo executivo é o trabalho da Marcopolo para garantir que os clientes tenham uma solução completa de mobilidade urbana sustentável, com plano de serviços, atendimento pós-vendas e peças de reposição, inclusive para o sistema de recarga e manutenção das baterias. Além disso, será oferecido ao mercado ferramentas de telemetria, diagnose remota e gestão da energia de recarregamento, entre outros, com foco na entrega do melhor custo total de propriedade.

RECOMENDADO  Viação Águia Branca terá ônibus com pinturas históricas rodando pelo Brasil

Desde outubro de 2021, o Attivi 100% elétrico está em operação assistida. Os veículos circularam em um trajeto curto e sem passageiros pela área urbana central de Santo André, na Grande São Paulo, para análises de desempenho.

“É uma iniciativa que reforça a expertise e a tradição da companhia na estruturação de operações de mobilidade. Esse trabalho contribui com o desenvolvimento de projetos que vão ajudar a ditar os novos rumos da mobilidade”, enfatiza Renato Florence.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading