Canadá vai abrir programa para contratação de motoristas estrangeiros
Nas próximas semanas, o Ministério da Imigração do Canadá deverá abrir um programa para contratação em massa de profissionais estrangeiros, com foco exclusivo nos motoristas de caminhão.
De acordo com informações do governo do país, o ministro da Imigração do Canadá, Sean Fraser, irá ampliar o programa Express Entry visando os caminhoneiros, como uma forma de resolver a escassez de mão de obra no setor de transporte rodoviário de cargas.
“À luz de uma escassez aguda de mão de obra e uma cadeia de suprimentos tensa, esta é uma notícia muito bem-vinda para nossa indústria e, por extensão, para a economia canadense”, disse o porta-voz da Canadian Trucking Alliance (CTA), Jonathan Blackham.
A abertura desse programa foi uma solicitação expressa da CTA, e a resposta animou transportadoras de todo o país, que já tem parte da frota parada por falta de motoristas.
Além de uma falta de interesse dos jovens, todos os anos milhares de caminhoneiros se aposentam, já que existem cerca de três motoristas com mais de 55 anos para cada motorista de 25 anos ou menos no país. Outros milhares abandonam o volante do caminhão para buscar outras profissões.
As empresas tentam, por conta própria, resolver o problema, com maiores salários, mais dias de folga e rotas mais próximas de casa, para permitir aos caminhoneiros ficarem mais tempo com as famílias, mas nada surte efeito.
No Canadá, ainda faltam alguns detalhes para serem acertados sobre o programa, especialmente na questão de capacitação dos profissionais. O salário inicial para os estrangeiros é estimado em US$ 40 mil por ano, podendo chegar a US$ 110 mil por ano com mais tempo de experiência e bonificações.
“A Canadian Trucking Alliance trabalhará para ajudar a finalizar os detalhes e fornecer aos membros algumas sessões educacionais sobre como eles podem usar o programa Express Entry. A CTA espera que a indústria possa ser totalmente elegível para participação antes do final de 2022”, destacou a associação em um comunicado enviado aos membros.
Para participar do programa, quando estiver disponível, os motoristas estrangeiros que estejam interessados deverão preencher um formulário online, mostrando interesse em um dos três programas federais de imigração, ou mesmo em programas locais de imigração, abertos pelas províncias canadenses.
O processo de inscrição é rápido, durando menos de 15 minutos. Mas depois de preencher, o candidato será analisado em uma série de requisitos, como nacionalidade, idade, nível de inglês ou francês (línguas oficiais do país), número de membros da família, nível de educação, experiências profissionais, entre outros.
Os candidatos melhor avaliados recebem uma pontuação, e passam por uma nova rodada de filtragem. Quando selecionados, poderão se inscrever no Invitation To Apply (ITA), solicitando residência permanente no Canadá.
O prazo final, nessa última etapa é de 60 dias, e o interessado terá que pagar algumas taxas em dólar para ter o pedido formalmente analisado. Ainda assim é possível ter o visto negado.
Todo o processo dura entre seis meses e um ano, variando conforme cada caso. Para os caminhoneiros, o sistema ainda não está aberto, mas isso deve ocorrer em algumas semanas.
Tenho interesse de trabalhar no Canadá de motorista de ônibus urbano
11 948833115
Boa noite.si mim chamá eu vou eu tenho todos curso na Habilitação #AE# meu sonho é trabalha pra fora do Brasil trabalhar com carreta
Bom dia tenho enterece para trabalhar no Canadá motorista de ônibus viagem urbano caminhoneiro Uber . Meu tel 21992516461 divorciado..
Eu também tenho interesse podem me add 19971524882
Eu também queria vc sabe o que fazer?pode me add 19971524882
Estou criando condições pra ter visto, desejo tanto emigrar, sou camionista aqui em Moçambique
Tenho interesse
40 mil dólares não 40 mil reais lá o e o dobro
Sobra na média 2 mil para juntar por mês.
Somente sobra isso. Se as condições deixarem abrir cozinha. Se vc decidir morar no caminhão ajuda a economizar mais um pouco , tirando o aluguel das contas. Claro depois de um tempo por lá. Tem que ser apaixonado e ter muito foco .
Aqui chegou a falta de mão de obra qualificada.
Empresas cada vez menos diminui a possibilidade de escola para motorista. Prejuízo monstro para eles. E a não valorização das antigos ,vai acabando com o mercado. Aí não tem jeito a saúde de quem está no foco vai para o buraco. Isso acontece aqui lá em qualquer lugar. Mortos de fome. Mas não querem encarar a boleia. Pois tem diploma ,ou herança a tocar. Houve de um empregador ,que melhorou muito. Pois os caminhoneiros tinham de cagar debaixo da carreta. E hoje disponibiliza de banheiro. Essa é a realidade. Culpa nossa de baixar a cabeça ,com opções as vezes punitivas ao mercado.
Brasil para alguns apenas. E escravidão para muitos.
Sou caminhoneiro no Brasil a12 anos e tenho vontade de ir morar no Canadá.seria mais fácil se as empresas de lá já arcasse com todos os gastos, como passagens visto e passaporte.
Ganha em dólar, mais gasta em dólar, mesmo assim é um bom atrativo, uma ótima experiência
Onde que estão pagando 18il reais por mês aqui no Brasil? Sidinei, vc conseguiu ler ali que são 40 mil dólares?
40 mil no ano é pouco ganho isso aqui no Brasil, deve ser por esse motivo que não tem mão de obra ,pra dormir em caminhão por esse valor kkk não troco meu Brasil
Onde vc está ganhando 220 mil reais ? Da a dica que vou ..