Empresa desenvolve trava de contêiner operada por aplicativo de celular

Visando reduzir o tempo de serviço necessário para fixação dos contêineres em carretas, e também o risco de acidentes em áreas portuárias e em terminais, a empresa Tek Trade desenvolveu o Safety Lock, uma tecnologia inédita que permite o controle dos locks da carreta por meio de um aplicativo de celular.

Com o sistema instalado na carreta, o caminhoneiro utiliza um aplicativo instalado no celular para fazer a trava do pino com acionamento pneumático. A tecnologia inovadora vai contribuir para maior eficiência e agilidade na movimentação dos carregamentos, além de oferecer mais segurança na zona portuária e no trânsito.

O novo sistema foi apresentado recentemente durante a Logistique Business 2022, maior evento de logística e negócios multimodais de cargas do Sul do país, em Joinville-SC.

“Foram mais de 5 anos de estudos, pesquisas e visitas a fábricas de implementos rodoviários, terminais e portos para chegar na 4º e última versão que será apresentada ao mercado neste mês. Apostamos nessa tecnologia com o intuito de modernizar o atual sistema utilizado há 66 anos: um pino giratório com fixação manual do container na carreta do caminhão. Alimentado pela energia gerada pela força pneumática do próprio caminhão, o Safety Lock é um sistema de travamento automático de container, algo inédito no mundo, que irá contribuir para maior eficiência do transporte de cargas em rodovias e ferrovias”, explica o diretor comercial da Tek Trade, Sandro Marin.

A intenção da empresa é garantir mais agilidade na movimentação e carregamentos de containers em caminhões, transformando 5 minutos em 20 segundos no processo que o caminhoneiro faz no travamento de um container na carreta, além de oferecer muito mais segurança na zona portuária, terminais e no trânsito.

“Hoje, temos cerca de 130 mil caminhões que transportam containers no país. Nossa expectativa é de alcançar 3% do mercado nacional ainda este ano e aumentar as vendas de acordo com a nossa capacidade produtiva”, para num segundo momento iniciar a exportação, complementa o diretor.

Como funciona o Safety Lock

O dispositivo, que não altera o atual tamanho padrão das travas utilizadas manualmente no mercado, tem um formato de uma caixa, fica no nível da carroceria e possui um pino que se encaixa no container com acionamento pneumático a partir do cavalo mecânico, ligado por meio de um chicote com engate rápido de ar comprimido. O dispositivo é compatível com o layout de todos os modelos de carretas porta-containers, e marcas dos caminhões.

O motorista que tiver o seu caminhão equipado com o Safety Lock não precisará sair da cabine para fazer o travamento do container. Basta apertar um botão no aplicativo do celular e acionar a trava automática dos pinos da carreta ao container.

“Isso diminui o número de pessoas em circulação nos terminais e portos em torno da operação de transporte, reduzindo assim o risco de acidentes em zonas portuárias e terminais”, afirma Marin.

Após acionar o travamento pneumático, o sistema equipado com sensores acenderá uma luz verde no aplicativo e também do lado de fora acima da cabine indicando que o container está perfeitamente preso à carroceria.

A sinalização é outro benefício já que pode contribuir para maior eficiência da fiscalização tanto na zona portuária como por agentes de trânsito.

Deixe um comentário!

Na década de 1980, caminhão elétrico já era realidade no Brasil Conheça os caminhões mais vendidos do Brasil em novembro Caterpillar apresenta caminhão gigante totalmente elétrico Caminhoneiros estão cada vez mais procurados pelas transportadoras Caminhoneiro recém contratado depena caminhão nos EUA