Meritor apresenta novos eixos com capacidade de 100 toneladas de PBTC

A Meritor anunciou o lançamento de um novo sistema de eixos tandem MT- 17X HE (High Efficiency) , com até 100 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC). Os novos eixos oferecem a maior capacidade de carga existente no mundo para transportes rodoviários extra pesados com sistema de simples redução.

O portfólio da Meritor Brasil para este segmento ainda conta com os eixos MS-160 EVO de 74 t e MT-610 de até 120 ton.

“O MT-17X HE integra a estratégia da companhia em implementar tecnologias de desenvolvimento dedicadas ao conceito Powerdense, ou seja, projetar componentes otimizados para atender tecnicamente as capacidades das aplicações dos nossos clientes, contribuindo com um produto mais robusto e, consequentemente, mais leve”, disse Fabio Brandão, diretor de Engenharia e PMO da Meritor Brasil.

Os novos eixos são indicados para configurações 6×4 e 8×4, oferecendo maior capacidade de torque de entrada e 30% a mais de capacidade de carga disponível nesta categoria de eixos (tandem de simples velocidade), devido ao novo sistema de engrenamento do diferencial (par de coroa e pinhão e engrenagens helicoidais).

O novo projeto ainda contou com melhorias na instalação e interface de suspensão veicular, proporcionando um aumento da vida útil do sistema de cardan, além de mais tecnologia de corte de engrenagem e maior durabilidade no sistema de rolamento. Com todas as evoluções realizadas pela engenharia global da maior fabricante de eixos do mundo, o MT-17X HE traz aumento de carga vertical, de 12 para 13 toneladas por eixo.

“Não se trata mais de um projeto, estamos falando de um produto real e em produção, robusto e tecnológico que também recebeu avanços significativos para trazer redução de custos de manutenção e a melhor performance já vista na categoria tandem”, reforça o diretor.

Brandão explica que o MT-17X HE teve redução do nível de abastecimento de óleo, de 40 litros (padrão desta classe de eixos) para 25 litros neste novo desenho, envolvendo eixo anterior e posterior.

O sistema do diferencial do eixo, com maior capacidade de torque e potência, foi destaque no processo de modernização do MT-17X HE, contribuindo ainda com o conceito de motores que as montadoras trabalham atualmente. O novo eixo para extra pesados pode ser aplicado em motorizações de até 750 hp.

Outra grande vantagem do modelo é o uso exclusivo da carcaça fundida, o que proporciona o melhor design no pacote para a montagem da suspensão do veículo, trazendo flexibilidade, além otimizar o desenvolvimento do suporte para a instalação, bem como uma maior confiabilidade em aplicações mais severas.

O eixo tandem MT-17X HE traz ainda como opcional o sistema Meritor Detachable (capaz de alterar, quando descarregado, da configuração 6×4 para 4×2). Trata-se de solução inovadora para frotas que buscam melhorar as operações, reduzir custos de combustível e elevar a capacidade de carga útil.

O Detachable é capaz de desacoplar o segundo eixo trativo direcionando o torque 100% ao primeiro eixo trativo, oferecendo a opção de suspender ou não o eixo desacoplado, de acordo com o modelo de suspensão do veículo, minimizando custos de viagens quando o veículo está sem carga.

Deixe um comentário!

Caminhoneiros estão cada vez mais procurados pelas transportadoras Caminhoneiro recém contratado depena caminhão nos EUA Eficiência dos motores diesel chega a um novo patamar Projeto quer acabar com valores de fretes muito baixos Montagem de caminhões no Brasil segue em alta