CaminhõesCuriosidadesMontadorasNotíciasTecnologia

Mercedes-Benz eActros entra em operação na região da Floresta Negra, na Alemanha

A empresa Logistik Schmitt será a primeira da região da Floresta Negra, na Alemanha, a testar o novo eActros, modelo totalmente elétrico da Mercedes-Benz. O caminhão será testado na configuração “Romeu e Julieta”, com um PBT de 40 toneladas.

Desde o início dos testes, em 2019, o eActros percorreu mais de 70.000 quilômetros em mais de 7.000 viagens. Como parte deste processo, continuará a transportar caixas de transmissão e componentes de eixos para as fábricas da Daimler Truck em Rastatt e Gaggenau como parte de um cronograma de três turnos, que cobre até 300 km diários no processo.

“Iniciar uma troca intensiva com os clientes numa fase inicial é parte integrante do desenvolvimento dos nossos veículos. Por esse motivo, nossa equipe tem dado apoio à etapa prática dos testes do eActros na Logistik Schmitt desde 2019. Após o lançamento bem-sucedido da produção em série em outubro passado, estamos agora expandindo gradualmente o leque de aplicações para o eActros. Estamos ansiosos para os testes intensivos com a combinação de caminhão e reboque elétricos movidos à bateria no norte da Floresta Negra”, disse Steffen Maier, Chefe de Testes junto a Clientes da Mercedes-Benz Trucks.

“O eActros como uma combinação de caminhão e reboque é ideal para nossos propósitos. Em combinação com o reboque, o caminhão elétrico agora oferece não apenas um peso total maior, mas também um volume de transporte significativamente maior. Isso significa que podemos transportar o dobro do que outros transportes de carga nas mesmas viagens”, completa Rainer Schmitt, Sócio-Gerente da Logistik Schmitt.

De acordo com a legislação, para tracionar reboques acima de 10 toneladas, os cavalos mecânicos de composições pesadas de caminhão e reboque devem apresentar um sistema de frenagem contínua. No eActros, esse sistema de freio contínuo é fornecido por um freio de reboque (High Power Brake Resistor, ou HPR, para abreviar – freio de alta potência, em português) para veículos elétricos à bateria.

Na Logistik Schmitt, o eActros 300 6×2, projetado para operação com reboque, vem equipado com um acoplamento de reboque de eixo central Rockinger. O reboque que acompanha é um reboque de eixo central com carroceria baú de cortina lateral Junge. Com comprimento interno de 7.280 mm, ele ostenta um peso bruto permitido de 18 toneladas.

As baterias do eActros são compostas por três (eActros 300) ou quatro conjuntos de baterias (eActros 400), cada um com uma capacidade instalada de 112 kWh e uma capacidade útil de cerca de 97 kWh. Com quatro baterias, o eActros 400 tem uma autonomia de até 400 quilômetros.

A peça central tecnológica é a unidade de acionamento – um eixo rígido elétrico com dois motores elétricos integrados e uma transmissão de duas velocidades. Ambos os motores refrigerados a líquido geram uma potência contínua de 330 kW, bem como um desempenho máximo de 400 kW.

Além disso, ao dirigir de maneira defensiva, a energia elétrica pode ser obtida por meio de recuperação. A energia adquirida durante a frenagem é realimentada nas baterias do eActros e fica novamente disponível para a condução. O eActros pode ser carregado com até 160 kW: três baterias requerem pouco mais de uma hora para carregar de 20% a 80% em uma estação de carregamento rápido, gerando uma corrente de carregamento de 400 A.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

Consumo do Tesla Semi surpreende Conheça as oito personalidades da Ford F-150 Conheça o Ford Thorco – O caminhão de dois motores Conheça 8 dicas para evitar quebras no seu caminhão Conheça as cores preferidas dos caminhões DAF