ZF apresenta tecnologias de última geração na IAA Transportation

A ZF tem trabalhado arduamente no desenvolvimento das mais avançadas tecnologias para veículos comerciais de todos os tamanho, e exibiu boa parte dessas inovações durante a IAA Transportation, que aconteceu em Hannover, entre os dias 20 e 25 de setembro.

Foram apresentados o supercomputador para veículos comerciais ZF ProAI, o acionamento central elétrico CeTrax 2, a plataforma de frenagem mBSP ‘XBS’ de última geração e a solução digital pioneira de gerenciamento de frota SCALAR.

“A divisão CVS da ZF é o one-stop-shop da indústria de veículos comerciais, oferecendo o mais amplo portfólio de tecnologia e a presença global mais extensa. Isso nos permite oferecer os produtos e soluções certos em cada local para nossos clientes. Nossos novos negócios e produtos lançados no mercado demonstram poderosamente que nossa transformação está no caminho certo e nossa estratégia de Mobilidade de Próxima Geração já está valendo a pena”, disse Wilhelm Rehm, membro do Board Mundial da ZF, responsável por Soluções para Veículos Comerciais, Tecnologia Industrial e Gerenciamento de Materiais.

“Como um parceiro de desenvolvimento valioso para clientes em todo o mundo, a ZF está ajudando a impulsionar a indústria de veículos comerciais em direção a um futuro em que pessoas e mercadorias serão transportadas com segurança, eficiência e sustentabilidade por veículos totalmente autônomos, conectados e elétricos. Além disso, a capacidade do Grupo de transferir tecnologias com sucesso entre aplicativos de veículos ajuda a tornar os custos de transformação mais facilmente calculáveis para os clientes”, acrescentou Rehm.

A partir do ano que vem, a ZF iniciará a produção em série do sistema de acionamento central elétrico CeTrax 2, que será usados em caminhões DAF totalmente elétricos.

Esse sistema tem dois motores elétricos de alto desempenho, além de inversores de carboneto de silício e transmissão de três velocidades capaz de realizar powershifts. Com todos os principais componentes integrados em uma única unidade, ele permite que as montadoras ofereçam sistemas de driveline convencionais e elétricos em uma única plataforma de veículo e permite alta potência e torque, menor peso e maior eficiência.

Com potência contínua de 360 kW e uma saída máxima de 24.700 NM, o CeTrax 2 é acionado com mudanças de marcha suaves e quase imperceptíveis devido ao seu powershift contínuo. O CeTrax 2 pode ser facilmente instalado em plataformas de veículos existentes e novas.

Início de produção para o ZF ProAI

Na IAA, a ZF anunciou o início de sua primeira produção em série de seu supercomputador ZF ProAI recém-atualizado. Projetado especificamente para aplicações em veículos comerciais, o ProAI é o supercomputador automotivo mais flexível, escalável e poderoso do setor, fornecendo inteligência veicular para todas as plataformas de veículos, aplicativos de software e arquiteturas de sistemas elétricos/eletrônicos de veículos.

Compacto, mais eficiente em termos energéticos e mais potente do que sua geração anterior, ele suporta todos os níveis de automação, desde ADAS – Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista – até a condução autônoma de Nível 5. Fornecendo os recursos avançados de computação exigidos pela direção autônoma, o poder de processamento do ZF ProAI é de até um quatrilhão de operações por segundo. Previsto para ser lançado primeiro na China, a partir de 2023, o ZF ProAI será instalado como um supercomputador em veículos pesados na China e nos EUA para apoiar a condução autônoma.

Impulsionada pela demanda da indústria por transporte com um custo total de propriedade (TCO) mais baixo, espera-se que a direção autônoma de nível 4 para veículos comerciais lidere o caminho nas vias públicas. A CVS apresentou seus recursos avançados na IAA Transportation 2022. Isso inclui o portfólio pronto para o futuro da ZF de componentes e controles de chassis de veículos automatizados de nível 4, bem como de soluções de direção autônoma completas com motoristas virtuais.

SCALAR – Alto interesse de clientes

Após o recente lançamento de sua nova plataforma digital de gerenciamento de frota, ‘SCALAR’, a ZF já está atraindo um interesse global significativo dos principais fabricantes por esta tecnologia avançada. A SCALAR se baseia em mais de 35 anos de soluções avançadas de gerenciamento de frota, do inglês Fleet Management Solutions (FMS), conectividade digital e algoritmo de otimização de operação de veículos autônomos de classe mundial. A plataforma oferece para frotas otimização e tomada de decisão em tempo real automatizada, baseada em Inteligência Artificial, com o objetivo de melhorar a eficiência operacional, sustentabilidade, segurança, tempo de atividade, bem como segurança de carga e passageiros.

A SCALAR oferecerá um conjunto diversificado de recursos de otimização de operações de frota, incluindo soluções totalmente automáticas e ao vivo de planejamento, roteamento, agendamento e despacho. Aproveitando dados exclusivos do veículo, o melhor aprendizado de máquina e algoritmos baseados em IA, sua plataforma aberta e modular pode atender a uma ampla gama de requisitos do cliente.

Ele fornecerá coordenação e gerenciamento em tempo real do transporte de mercadorias e pessoas para frotas homogêneas e mistas. Isso ajudará os operadores, incluindo transportadores, cidades e outras partes interessadas, a embarcar nos próximos níveis do Transporte como Serviço (TaaS) e Mobilidade como Serviço (MaaS). Um elemento-chave da SCALAR é sua solução de Gerenciamento de Serviços de Mobilidade, de otimização de operação de veículos autônomos, líder do setor, adquirida da Bestmile em novembro de 2021.

Avançando na Segurança – Plataforma de Sistema de Frenagem Modular de Próxima Geração

A nova plataforma de sistema de freio mBSP XBS modular e escalável da ZF também foi apresentada na IAA. Demonstrando suas capacidades em um ZF Innovation Truck, o novo sistema de frenagem mostra capacidades promissoras em situações da “vida real” com o novo assistente de frenagem de emergência OnGuardMAX da ZF.

Deixe um comentário!

Projeto quer acabar com valores de fretes muito baixos Montagem de caminhões no Brasil segue em alta Uso do celular aumenta entre motoristas Rebite – Um grande vilão nas estradas Volkswagen apresenta caminhão conceito Optimus