Caminhões a hidrogênio entram na frota da Dachser

A empresa alemã Dachser, que presta serviços de logística no mundo todo, vai iniciar uma operação com caminhões abastecidos exclusivamente com hidrogênio. A operação terá início em 2023, em duas cidades da Alemanha e faz parte da iniciativa de zero emissões de poluentes, assim como os veículos elétricos da empresa que já estão em circulação.

Um dos caminhões é do modelo Hyundai Xcient, que já tem dezenas de unidades sendo testadas na Europa, e vai rodar na cidade de Magdeburgo, tendo suporte de carga para até 27 toneladas e autonomia de 400km, o que significa que poderia ser utilizado em dois turnos.

O caminhão de zero emissão será utilizado na distribuição regional de transporte, e também no transporte noturno em Berlim, capital da Alemanha.

O outro é o Bluepower 1938 FCEV da Engenius, e atenderá entregas no centro da cidade de Hamburgo, com capacidade de até 19 toneladas e autonomia para percorrer cerca de 250km.

Em adição aos caminhões, a Dachser terá paradas para o abastecimento de hidrogênio disponível nas instalações em duas filiais da Dachser em Berlim e Magdeburgo.

O hidrogênio é uma importante aposta de combustível para o futuro nos esforços para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, junto da adoção e do uso de veículos elétricos.

Segundo estudo encomendado pela Dachser, conduzido pela Kempten University of Applied Sciences, os caminhões movidos a hidrogênio teriam um alcance superior a 500km com a tecnologia de gás comprimido. O H2 é também o elemento químico mais comum no universo.

O Chefe do Departamento de Tendências e Pesquisas de Tecnologia da Dachser, Andre Kranke, se diz animado com as possibilidades sustentáveis do futuro.

“Com a escolha de Magdeburgo e Hamburgo, a Dachser está entrando na era do hidrogênio nessas duas localizações. O objetivo é acompanhar de perto o desenvolvimento dessa pioneira tecnologia de zero emissão e conduzir o desenvolvimento de inovação aqui, junto de nossos parceiros”, disse o executivo.

Deixe um comentário!

Caminhoneiros estão cada vez mais procurados pelas transportadoras Caminhoneiro recém contratado depena caminhão nos EUA Eficiência dos motores diesel chega a um novo patamar Projeto quer acabar com valores de fretes muito baixos Montagem de caminhões no Brasil segue em alta