Novos caminhões Volkswagen vão contar com painel digital de 10 polegadas
O tradicional painel de instrumentos dos caminhões Volkswagen poderá ser substituído por uma tela de 10 polegadas, que será disponibilizada a partir do segundo semestre de 2023, agregando inteligência, rapidez e personalização à experiência no volante.
A grande vantagem frente ao mostrador analógico é que a tela permite que o motorista defina as informações que vão aparecer no painel, como como autonomia, pressão e nível de óleo, econômetro, temperatura do líquido de arrefecimento, consumo de combustível e dados sobre a viagem.
Na versão tradicional, com os ponteiros, o painel também foi reformulado, trazendo um novo display que garante melhor visualização de suas funcionalidades.
Ambas as opções de painel contam com uma ferramenta na qual o motorista do veículo é avaliado e pontuado de acordo com seu desempenho em aceleração, frenagem e troca de marcha, além de receber recomendações para aprimorar esses critérios.
Seguindo essas dicas, quanto mais alta a pontuação do motorista, mais o consumo de combustível será melhorado.
Mais novidades
Além do painel digital como opcional, os caminhões Volkswagen poderão receber também uma nova central multimídia, com uma tela de 7 polegadas, onde é possível conectar dispositivos móveis via bluetooth ou USB, espelhá-los com o Android Auto ou Apple CarPlay ou ainda utilizar assistentes de voz como Google e Siri.
Com o novo suporte para o celular, opcional para essas linhas, o motorista pode manusear o aparelho sem que o foco na estrada seja desviado.
O volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade é outro destaque do portfólio da VWCO. Nele, os comandos de acesso ao computador de bordo, central multimídia e atendimento de chamadas via telefone podem ser feitos com apenas um botão.
Para abarcar tantas tecnologias, os novos veículos da Volkswagen Caminhões e Ônibus são equipados com mais de 70 novas funções eletrônicas no painel analógico e chegam a 80 novidades no digital, bem como aproximadamente 300 mil linhas de programação para viabilizar o funcionamento de toda a tecnologia desenvolvida pelo time de Engenharia da montadora.