Fabricante chinesa inicia entrega de caminhões movidos a metanol

Um combustível que era muito usado em carros de competição começa a ganhar força no setor de transportes. Trata-se do metanol, que tem recebido atenção especial de montadoras chinesas.

Na última semana, a empresa HeShuo Logistics recebeu 20 caminhões Farizon equipados com motores de combustão interna que usam metanol puro como combustível.

De acordo com a fabricante, cada caminhão tem cerca de 1.000 quilômetros de autonomia com os tanques cheios, e tem a vantagem de usar uma configuração muito parecida com a usada em caminhões diesel, com tanques convencionais montados na lateral do chassi e tempo relativamente curto para abastecimento.

Com a utilização desse tipo de combustível, é esperada uma redução de custos operacionais na casa dos 18% em relação ao diesel, já que o metanol é bem mais barato que o diesel.

A maior dificuldade será na obtenção do combustível. São poucos postos em toda a China que fornecem metanol para clientes, o que deve limitar significativamente a utilização dos caminhões.

Deixe um comentário!

Eficiência dos motores diesel chega a um novo patamar Projeto quer acabar com valores de fretes muito baixos Montagem de caminhões no Brasil segue em alta Uso do celular aumenta entre motoristas Rebite – Um grande vilão nas estradas