Fabricante chinesa inicia entrega de caminhões movidos a metanol
Um combustível que era muito usado em carros de competição começa a ganhar força no setor de transportes. Trata-se do metanol, que tem recebido atenção especial de montadoras chinesas.
Na última semana, a empresa HeShuo Logistics recebeu 20 caminhões Farizon equipados com motores de combustão interna que usam metanol puro como combustível.
De acordo com a fabricante, cada caminhão tem cerca de 1.000 quilômetros de autonomia com os tanques cheios, e tem a vantagem de usar uma configuração muito parecida com a usada em caminhões diesel, com tanques convencionais montados na lateral do chassi e tempo relativamente curto para abastecimento.
Com a utilização desse tipo de combustível, é esperada uma redução de custos operacionais na casa dos 18% em relação ao diesel, já que o metanol é bem mais barato que o diesel.
A maior dificuldade será na obtenção do combustível. São poucos postos em toda a China que fornecem metanol para clientes, o que deve limitar significativamente a utilização dos caminhões.