Caminhões autônomos serão usados em entregas no Texas

A empresa Kodiak Robotics anunciou o início de uma operação de transportes para a empresa IKEA Supply Chain Operations, realizando diversas entregas de cargas no Texas, usando caminhões sem motoristas. Os testes da tecnologia começaram em 8 de agosto, e agora a colaboração estão sendo ampliada.

Um caminhão autônomo da Kodiak transporta diversos tipos de produtos da IKEA de forma ininterrupta, entre o Centro de Distribuição IKEA em Baytown e a Loja IKEA em Frisco. A rota tem quase 300 milhas, cerca de 480 quilômetros.

O objetivo principal é obter uma melhor compreensão de como a tecnologia de condução autônoma da Kodiak contribui para aumentar a segurança nas estradas e melhores condições de trabalho para motoristas de caminhão em longas distâncias.

Dentro da cabine, segue um motorista de segurança, que acompanha o caminhão para qualquer evento não esperado, podendo assumir o controle e evitar possiveis acidentes.

De acordo com as empresas, os caminhões autônomos oferecem maior segurança nas estradas, e também uma redução de cerca de 10% no consumo de combustível em relação a caminhões dirigidos por motoristas humanos.

Outro ganho é na produtividade. O caminhão autônomo realiza paradas apenas para abastecimento, carga e descarga, não sendo necessário descanso entre jornadas ou pausas para alimentação, praticamente dobrando o número de entregas.

A Kodiak já entrega cargas diariamente entre Dallas e Houston desde meados de 2019 e também entre Dallas e San Antonio, desde 2021.

Deixe um comentário!

Caterpillar apresenta caminhão gigante totalmente elétrico Caminhoneiros estão cada vez mais procurados pelas transportadoras Caminhoneiro recém contratado depena caminhão nos EUA Eficiência dos motores diesel chega a um novo patamar Projeto quer acabar com valores de fretes muito baixos