Ford TT foi o mais bem sucedido veículo comercial da década de 1920

No início da história do automóvel, grande parte dos veículos eram produzidos em versões para o transporte de pessoas, e acabavam ganhando adaptações para se adequarem ao transporte de cargas. Isso foi muito comum com o Ford T, o primeiro automóvel produzido em uma linha de montagem.

Em 1917, esse era o carro mais vendido do mundo, representando mais da metade dos emplacamentos na América do Norte, e sendo exportado para todo o mundo. Empresas buscavam opções de veículos mais pesados, mais fortes e econômicos para as operações de transporte.

No ano de 1917, a picape do Ford T ganhou as estradas, em um momento em que o sistema rodoviário dos Estados Unidos estava sendo expandido. Era o Ford TT, que contava com a mesma cabine e motor do modelo T, mas trazia uma estrutura mais robusta com capacidade para transportar até uma tonelada de carga útil.

O Modelo TT adicionava 61 centímetros à distância entre-eixos de 3,05 metros do Modelo T. Tinha também suspensão traseira mais rígida, um eixo de tração traseiro mais durável, já usado em muitas conversões no pós-venda, rodas de madeira de estilo militar e pneus traseiros de borracha sólida.

O valor para a época era baixo, apenas US$ 600, cerca de US$ 14 mil nos dias de hoje, e ele poderia recebe ser personalizado com caçambas e implementos de carga disponíveis no mercado, adaptados para cada tipo de trabalho.

As suas vendas acompanharam as do Modelo T. A Ford vendeu pouco mais de 200 unidades do Modelo TT no primeiro ano e no final da década de 1920 já era líder da categoria. Em 1925, a sua produção anual cresceu para mais de 260.000 unidades e a venda total chegou a 1,3 milhão em 1928, quando o Modelo TT foi substituído pelo Modelo AA, com chassi de 1,5 tonelada.

O Modelo TT abriu caminho para a primeira picape da Ford com caçamba integrada, o Modelo T Runabout, que veio em 1925, e muitos outros que se seguiram, incluindo a Ford Série F em 1948, que acabou se tornando a linha de picapes mais vendida do mundo, na liderança desse mercado na América do Norte há 45 anos.

 

Deixe um comentário!

Na década de 1980, caminhão elétrico já era realidade no Brasil Conheça os caminhões mais vendidos do Brasil em novembro Caterpillar apresenta caminhão gigante totalmente elétrico Caminhoneiros estão cada vez mais procurados pelas transportadoras Caminhoneiro recém contratado depena caminhão nos EUA