Peterbilt apresenta super caminhão futurista em evento nos Estados Unidos

A Peterbilt anunciou nesta semana seu mais novo caminhão conceito, o Peterbilt SuperTruck II, desenvolvido para ser o mais eficiente possível dentro do conceito de motor com combustão interna movido a diesel. A apresentação acontece na American Trucking Association (ATA), durante a Management Conference and Exhibition (MCE) em San Diego, Califórnia.

O programa SuperTruck II foi criado pelo Departamento de Energia dos EUA (DOE), e visa melhorar a eficiência no consumo de combustíveis para caminhões pesados que viajam longas distâncias.

Os caminhões que fazem parte do programa precisam trazer motores, transmissões e eixos mais avançados e altamente eficientes, e também devem contar com novas tecnologias de redução de emissões, além de oferecerem a mesma segurança exigida para qualquer veículo produzido nos Estados Unidos.

O novo caminhão Peterbilt empresta a receita da Tesla, com seu modelo Semi, e coloca o motorista em posição central dentro da cabine, garantindo melhor visibilidade e um acesso facilitado a todas as áreas do painel.

Para embarcar no caminhão, a entrada precisa ser feita pela lateral direita, garantindo mais segurança, e o caminhoneiro também conta com câmeras no lugar dos retrovisores, pneus e rodas desenvolvidas exclusivamente para esse caminhão, o que reduz o arrasto aerodinâmico.

O motor diesel funciona em conjunto com um motor elétrico, garantindo mais torque e redução no consumo, além de ter um sistema que converte o calor do escapamento em energia elétrica. O chassi é bem mais leve do que o usado em caminhões atuais, mas garante a mesma robustez e durabilidade.

https://youtu.be/2fFgIJaDe1Q?t=51

Por dentro da cabine, o caminhoneiro vai contar com uma cabine leito completa, painel envolvente, central multimídia de 15 polegadas, que traz diversos detalhes sobre o caminhão, além de controles de ar-condicionado, entretenimento e GPS. O assento do motorista pode ser girado, para que o caminhoneiro faça suas refeições em uma mesa retrátil.

“O SuperTruck II é um exemplo perfeito de como a inovação está no centro do desenvolvimento de tecnologias e produtos avançados da Peterbilt para fornecer benefícios significativos e tangíveis aos nossos clientes. A colaboração com nossos parceiros neste programa foi incrivelmente bem-sucedida e temos o prazer de mostrar este caminhão à indústria e aos clientes pela primeira vez na ATA”, disse Jason Skoog, gerente geral da Peterbilt e vice-presidente da PACCAR.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

VW Constellation está sendo negociado na Holanda Caminhões mais potentes do mundo são chineses Conheça os caminhões mais potentes do Brasil Volvo FH 540 é o caminhão mais vendido do Brasil Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio