Peterbilt apresenta super caminhão futurista em evento nos Estados Unidos

A Peterbilt anunciou nesta semana seu mais novo caminhão conceito, o Peterbilt SuperTruck II, desenvolvido para ser o mais eficiente possível dentro do conceito de motor com combustão interna movido a diesel. A apresentação acontece na American Trucking Association (ATA), durante a Management Conference and Exhibition (MCE) em San Diego, Califórnia.

O programa SuperTruck II foi criado pelo Departamento de Energia dos EUA (DOE), e visa melhorar a eficiência no consumo de combustíveis para caminhões pesados que viajam longas distâncias.

Os caminhões que fazem parte do programa precisam trazer motores, transmissões e eixos mais avançados e altamente eficientes, e também devem contar com novas tecnologias de redução de emissões, além de oferecerem a mesma segurança exigida para qualquer veículo produzido nos Estados Unidos.

O novo caminhão Peterbilt empresta a receita da Tesla, com seu modelo Semi, e coloca o motorista em posição central dentro da cabine, garantindo melhor visibilidade e um acesso facilitado a todas as áreas do painel.

Para embarcar no caminhão, a entrada precisa ser feita pela lateral direita, garantindo mais segurança, e o caminhoneiro também conta com câmeras no lugar dos retrovisores, pneus e rodas desenvolvidas exclusivamente para esse caminhão, o que reduz o arrasto aerodinâmico.

O motor diesel funciona em conjunto com um motor elétrico, garantindo mais torque e redução no consumo, além de ter um sistema que converte o calor do escapamento em energia elétrica. O chassi é bem mais leve do que o usado em caminhões atuais, mas garante a mesma robustez e durabilidade.

Por dentro da cabine, o caminhoneiro vai contar com uma cabine leito completa, painel envolvente, central multimídia de 15 polegadas, que traz diversos detalhes sobre o caminhão, além de controles de ar-condicionado, entretenimento e GPS. O assento do motorista pode ser girado, para que o caminhoneiro faça suas refeições em uma mesa retrátil.

“O SuperTruck II é um exemplo perfeito de como a inovação está no centro do desenvolvimento de tecnologias e produtos avançados da Peterbilt para fornecer benefícios significativos e tangíveis aos nossos clientes. A colaboração com nossos parceiros neste programa foi incrivelmente bem-sucedida e temos o prazer de mostrar este caminhão à indústria e aos clientes pela primeira vez na ATA”, disse Jason Skoog, gerente geral da Peterbilt e vice-presidente da PACCAR.

Deixe um comentário!

Caterpillar apresenta caminhão gigante totalmente elétrico Caminhoneiros estão cada vez mais procurados pelas transportadoras Caminhoneiro recém contratado depena caminhão nos EUA Eficiência dos motores diesel chega a um novo patamar Projeto quer acabar com valores de fretes muito baixos