Scania lança novos caminhões SUPER no Brasil

A Scania apresentou no Brasil sua gama de caminhões Super, com motores de 13 litros altamente eficientes no consumo de combustível, oferecendo mais potência e torque que a geração Euro 5, vendida atualmente no país. Essa linha de motores foi apresentada na Europa em 2021.

Os motores, completamente novos, vão poder equipar toda a linha de caminhões Scania a partir de fevereiro de 2023, e começarão a ser vendidos na Fenatran, que acontece entre 7 e 11 de novembro em São Paulo.

Para poder cumprir a nova regra de emissões Proconve P8/Euro 6, a Scania vai oferecer a nova linha de motores Super, além da linha atualizada da versão Euro 5, preparada para o Euro 6.

“Estamos continuando a evolução para manter a liderança na transição a um sistema de transporte mais sustentável. O Scania Super chega com motores P8/Euro 6 de uma plataforma ainda mais moderna – proporciona até 8% de economia –, tem potências próprias e um exclusivo e novíssimo trem de força. Não se tem registro no mercado, na faixa de potência de 420cv a 560cv, de uma solução de transporte que entregará tanta eficiência energética e um menor custo total de operação como o Scania Super. Nossa visão holística do setor está sendo elevada a um novo patamar e ficará ainda mais completa com futuras outras novidades”, explica Silvio Munhoz, diretor-geral das Operações Comerciais da Scania no Brasil.

Apesar da mudança completa no trem de força, com novos motores, caixa de câmbio e eixos, os novos caminhões Euro 6 seguem usando a mesma cabine, lançada no Brasil em 2018.

Toda a tecnologia que já está presente nesses caminhões, aliada aos novos motores Super garantem uma economia de combustível superior aos 20% em relação à linha PGR.

“As nossas cabines P, G, R e S estão atualizadas e atendendo os clientes de forma perfeita. O que estamos mudando é no coração da cabine, onde tudo começa para mover o caminhão pelas estradas, o motor. E, no caso da gama Super com o novíssimo trem de força, formado por motor, câmbio, eixo cardan e diferencial”, afirma Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções de Transporte da Scania no Brasil.

Os caminhões equipados com os novos propulsores SUPER receberão, na grade frontal e nas portas, um decalque mostrando a palavra SUPER. Clientes ainda poderão pedir adesivos, opcionais, que são instalados no teto da cabine, entre os faróis dianteiros.

A gama Super chega ao mercado alinhada aos padrões Proconve P8/Euro 6 com o maior torque do mercado para motores de 13 litros.

“Estamos falando do mais puro ganho de eficiência energética ao oferecer alto torque em rotações mais baixas e para obter maior economia de combustível. Os torques variam entre 2.300 e 2.800Nm”, explica Ivanovik Marx, engenheiro de Oferta de Soluções da Scania no Brasil.

Os novos motores Super são oferecidos com potência de 420, 460, 500 e 560 cavalos, com torques de 2.300Nm, 2.500Nm, 2.650Nm e 2.800Nm, respectivamente. Na comparação com os modelos atualizados da geração Euro 5, o ganho de torque médio é de 150 Nm.

O novo Scania 560 R Super terá o motor com o torque mais alto do mercado nacional na versão de 13 litros, com os seus 2.800 Nm.

Para se chegar às novas potências com a redução de combustível, os motores Super trazem aumento da pressão de pico no cilindro para 250bar, duplo comando de válvulas no cabeçote, fricção reduzida dos componentes internos e melhorias da lubrificação, refrigeração e da eficiência do turbo compressor.

As mudanças nos motores também garantem um novo sistema de freio motor, o CRB (do inglês Compression Release Brake), de 350 kW de potência (475 cv), que, se combinado com o Retarder, chega aos 850 kW (1.155 cv) de potência de frenagem.

“Além disso, o motor Super oferece desempenho superior em relação aos atuais da marca, principalmente, devido ao comando duplo no cabeçote e ao Scania Twin SCR, um sistema de injeção dupla de AdBlue (Arla 32), que ajuda a aumentar a eficiência do processo de pós-tratamento. Todas estas mudanças foram preponderantes para atingir a economia de até 8% sobre a geração atual de motores Euro 5 da marca”, diz Marx.

Deixe um comentário!

Caterpillar apresenta caminhão gigante totalmente elétrico Caminhoneiros estão cada vez mais procurados pelas transportadoras Caminhoneiro recém contratado depena caminhão nos EUA Eficiência dos motores diesel chega a um novo patamar Projeto quer acabar com valores de fretes muito baixos