Montadoras apresentam várias novidades para o mercado de caminhões durante a 23°edição da Fenatran

As montadoras de caminhões reservaram muitas novidades para a 23ª edição da FENATRAN, a maior feira de transporte e logística da América Latina, que está sendo realizada desde 07 até 11 de novembro, no São Paulo Expo. O evento, com a participação de mais de 500 marcas, entre montadoras e empresas do segmento de logística, deverá receber um público superior a 65.000 visitantes.

Entre as novidades apresentadas na Fenatran está o FM Electric da Volvo. O caminhão pesado 100% elétrico, com zero emissões, é um veículo para distribuição urbana e regional, com autonomia de até 300 quilômetros. O modelo participará de testes com transportadores brasileiros em diferentes operações e representa o próximo passo da marca em direção a um futuro mais sustentável.

A Volvo também exibe em seu estande a nova linha de caminhões Euro 6/Proconve P8, com significativa redução na emissão de poluentes. As novas versões do Volvo FH, FM e FMX, além de mais sustentáveis, têm um consumo de combustível até 8% menor. Já os modelos VM, VMX e VMX Max contam com um novo motor de 8 litros projetado e produzido pela própria Volvo, e com uma nova caixa de câmbio I-Shift de 7ª geração – a mesma do FH. A linha VM apresenta uma redução de até 10% de consumo de diesel.

Scania

A Scania anunciou os lançamentos que farão parte de sua linha 2023 de caminhões. Para atender aos requisitos da nova lei de controle de emissões do Proconve P8, a montadora terá duas novas famílias de motores. Uma chamada de otimizada de propulsores P8, e a gama Super, com novo e exclusivo trem de força, o mais eficiente e econômico já desenvolvido pela fabricante. Ambas vão substituir os atuais motores Euro 5 e serão utilizadas nas cabines P, G, R e S da Nova Geração de caminhões, que foi lançada no Brasil em 2018.

O ‘Super’, como foi batizado o novo trem de força lançado pela montadora na Europa em novembro de 2021, já é reconhecido como o mais eficiente e econômico da categoria. Depois de conquistar o cobiçado Prêmio Green Truck, em maio deste ano, na Alemanha, a nova linha de motores chega ao Brasil para ser comercializado. As entregas vão começar a partir de fevereiro de 2023. A marca também estreia o novo freio de liberação de compressão CRB e novas tecnologias do sistema ADAS 2.0. Com isso, a Scania oferece no Brasil o maior pacote de segurança de sua história.

DAF

A DAF Caminhões apresenta na Fenatran sua nova linha de caminhões com motorização Euro 6 e seu amplo portfólio de serviços. Entre as novidades, estão os novos motores MX-11 e MX-13 que tornam os novos caminhões DAF CF e XF 2023 mais econômicos e menos poluentes. Já o DAF CF Semipesado Rígido estreia novo motor PACCAR PX-7 Euro 6 no Brasil. Outra novidade do estande é o DAF LF Electric 100% elétrico, com autonomia de 280 quilômetros. O público da feira também vai conferir todo o portfólio de serviços da DAF, como o DAF Assistance, o DAF Multisuporte e o DAF Oficina Móvel. A montadora terá ainda a exposição das novidades da linha Multimarcas TRP.

Os lançamentos da marca contribuem para a expansão da companhia, que fez, recentemente, diversos investimentos em sua fábrica em Ponta Grossa (PR). A empresa registrou aumento no volume de produção, criou nova linha de eixos, modernizou equipamentos, expandiu a linha de motores e investiu em mão de obra, com contratação e capacitação de funcionários.

Iveco

A Iveco apresentou na FENATRAN o novo S-Way, que oferece tecnologia e performance de última geração, além de até 15% de economia de combustível. A empresa mostrou ainda a linha Tector com a motorização Euro VI em todos os modelos, de 9 a 31 toneladas. Outra novidade da marca que atende a uma crescente demanda do setor de transporte urbano de cargas é o Daily Hi-Matic – primeiro veículo do segmento com transmissão automática. Equipado com câmbio de oito velocidades de última geração assegura baixo consumo de combustível e conforto extra ao motorista, já que elimina a necessidade de troca de marchas.

A Iveco destacou no primeiro dia de abertura oficial da FENATRAN que aposta na combinação das várias tecnologias disponíveis como a melhor forma para atingir um transporte sustentável que pode suprir de forma plena as necessidades das operações de cargas.

Mercedes-Benz

O grande destaque da Mercedes-Benz na feira é o lançamento da nova linha de caminhões Accelo, Atego, Actros e Arocs, que chegará ao mercado a partir de 2023 com motores BlueTec 6 compatíveis com a norma Proconve P8, equivalente ao Euro 6. Ela apresentou ainda o primeiro caminhão de Nível 4 (SAE) de automação no Brasil, o Atego 1730 100% Autônomo; o extrapesado eActros elétrico trazido diretamente da Alemanha; o Actros 2651 “Estrelas Delas”, caminhão rosa do Movimento “A Voz Delas”; e muitas novidades de peças e serviços.

A Mercedes-Benz está levando para a área de test-drives do evento, a FENATRAN Experience, os modelos Actros com a nova cabina Space e um Actros Top Space, além do Axor 3131 com sistema de direção autônoma da máquina inteligente Grunner. Além dos produtos, a empresa está destacando no evento a consultoria especializada que ela oferece no ecossistema de veículos autônomos, com entrega de soluções customizadas aos clientes.

Ford

A Ford anunciou três novas versões da Transit que chegam para ampliar a linha em 2023: a Automática, a Chassi e a E-Transit elétrica. A Transit Automática traz o estado da arte da tecnologia para extrair a máxima eficiência do motor, com um custo de operação mais baixo e grande durabilidade. Com 10 velocidades, conversor de torque e programação adaptativa de mudança em tempo real, a Transit Automática tem ainda tração traseira e o sistema auto start-stop, único na categoria. Ela chega ao mercado no primeiro semestre de 2023, nas versões minibus, com 15 e 18 passageiros e vidrada, e na versão furgão longa com capacidade de 12,4 m3.

A Transit Chassi chega no segundo semestre de 2023, atendendo um segmento que representa 40% do mercado de vans. Ela será oferecida em duas versões: de 3.500 kg (que pode ser dirigida com habilitação tipo B) e 4.700 kg de PBT. Entre outras aplicações, ela pode ser implementada como guincho-plataforma, ambulância, carga seca, baú refrigerado, baú carga seca e transporte volumétrico e de animais, com capacidade de carga de 1.400 kg até 2.600 kg. Para atender a demanda por veículos eletrificados, principalmente na distribuição de grandes centros, a Ford E-Transit começa a ser introduzida no Brasil e na América do Sul a partir deste mês.

Volkswagen

A Volkswagen Caminhões e Ônibus destacou no evento o anúncio da venda dos primeiros 20 veículos autônomos da montadora e também a revelação de seu modelo conceito VW Meteor Optimus, que tem potencial para economizar até 8% de combustível. A isso se soma o lançamento oficial dos mais de 30 modelos de caminhões da montadora que vão chegar ao mercado em 2023, com um investimento de mais de R$ 1 bilhão em seu desenvolvimento.

A VWCO também aproveita a maior feira do setor na América Latina para se comprometer com seu Programa Futuro, que terá um espaço dedicado no estande da marca e nasce para acelerar a jornada ESG (responsabilidade ambiental, social e de governança) da empresa. Seu lema é “conectando o hoje com o amanhã” para consolidar as boas práticas já adotadas pela montadora e desenvolver ações de impacto para ampliá-las a médio e longo prazos.

JAC

A JAC Motors aumentou consideravelmente sua família de veículos comerciais 100% elétricos, em aposta firme a favor da mobilidade livre de emissões. Com PBT de 18 toneladas, ou 26 ton (com 3º eixo), o JAC E-JT 18, exposto na FENATRAN, possui motorização 100% elétrica e terá versões Urbana e Rodoviária, com variação de carga de bateria e autonomia. A nova geração da picape JAC E-JP 8 possui 65 kWh de carga de bateria, motor com 204 cv e 295 Nm de torque, permitindo autonomia de 330 a 400 km. Acelera de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos e estará disponível para test drive.

Já conhecida na versão Furgão, a JAC E-JV 7L proporciona um excepcional conforto aos seus sete ocupantes. A van para passageiros é silenciosa, confortável, tem ótimo porta-malas e ainda rende autonomia de 300 km com seu motor elétrico de 200 cv. A participação da JAC Motors na Fenatran ainda inclui os caminhões 100% elétricos JAC iEV1200T (PBT de 7,5, 8,5 ou 9,5 ton), que estará exposto e disponível para test-drive, e JAC E-JT 12,5 (PBT de 12,5 ton).

FENATRAN Experience

O evento vai contar com um circuito externo de 2 km de pista para o FENATRAN Experience dentro do complexo do SP Expo. Os visitantes habilitados poderão experimentar as novas tecnologias de veículos das marcas Ford, Iveco, JAC Motors, Mercedes-Benz, Scania e VWCO. Serão 18 modelos com diferentes tipos de motores. O formato da pista permitirá aos motoristas habilitados a avaliação da dirigibilidade, frenagem, leveza, força e das tecnologias embarcadas dos veículos.

Arena de Conteúdo Fenatran

A feira vai oferecer ainda aos visitantes, durante os cinco dias, mais de 40 horas de conteúdo, com foco em perspectivas para 2023, sustentabilidade, diversidade & inclusão. Na Arena de Conteúdo, localizada na rua principal do Pavilhão, será realizada uma agenda diária de palestras e debates, que visará a atualização do público sobre os principais desafios e oportunidades do mercado, além de iniciativas e experiências dos principais players do setor. São destaques dessa agenda o 1º Fórum das Mulheres no Transporte e Logística e a 4ª edição do Fórum Transporte Sustentável, entre outros temas.

A programação completa da Arena de Conteúdo está disponível no site da feira www.fenatran.com.br e as apresentações serão disponibilizadas posteriormente na plataforma da Rota Digital Fenatran para acesso on demand.

Deixe um comentário!

Montagem de caminhões no Brasil segue em alta Uso do celular aumenta entre motoristas Rebite – Um grande vilão nas estradas Volkswagen apresenta caminhão conceito Optimus Caminhões autônomos já conseguem resolver um pneu furado