Ônibus Mercedes-Benz é transformado em sala de treinamento com simulador em parceira com SEST SENAT

A Mercedes-Benz do Brasil, em mais uma importante parceria com o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), oferece uma nova contribuição para o aprimoramento e especialização dos motoristas de caminhões e ônibus. A Empresa acaba de ceder um ônibus que foi transformado em uma Unidade Móvel de Treinamento. O grande destaque é o simulador de direção, permitindo que este avançado recurso, seja levado a empresas de transporte, parceiros e locais de concentração de motoristas.

“Em eventos como o Dia D Cliente e Customer Focus Day, que realizamos em nossas fábricas a fim de ouvir o que os clientes têm a dizer e solicitar, ouvimos que os que nossos veículos têm alto nível tecnológico. No entanto, falta capacitação para os motoristas compreenderem esses benefícios e assim estarem preparados para usarem todo o potencial da transformação digital dos nossos veículos seja para melhorar a sua própria performance na condução do veículo, seja na utilização de dispositivos de segurança de forma correta. Pensando então no cliente do meu cliente, que são os motoristas, queremos contribuir para a capacitação dos profissionais das estradas de forma ainda mais direta e didática, utilizando toda a tecnologia disponível que está na experiência com esse simulador”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

A diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, afirma que o lançamento dessa unidade móvel agrega ainda mais valor aos serviços oferecidos pelo SEST SENAT. “Temos um compromisso com o desenvolvimento profissional dos motoristas, e poder contribuir para que ele se torne cada vez mais capacitado é um dos focos do nosso trabalho. Além disso, o ônibus facilita o acesso dos trabalhadores ao simulador e permite que mais motoristas possam participar dos treinamentos.”

A iniciativa da capacitação profissional itinerante por meio do simulador em um ônibus é também resultado dos estudos de um grupo multifuncional de colaboradores da Mercedes-Benz do Brasil focado em inovação disruptiva e novos negócios. Esse mesmo grupo é responsável por outras soluções ligadas ao transporte e mobilidade, como o projeto social das Unidades Móveis de Saúde formado por 6 carretas e 2 ônibus que estão rodando o Brasil e já realizaram mais de 608 mil procedimentos médicos para a população em situação de vulnerabilidade.

Iniciativa contribui para a qualificação profissional e a segurança nas estradas

A Mercedes-Benz do Brasil tem longa tradição na formação e especialização de profissionais do transporte, seja caminhões ou ônibus. Em 2022, o TruckTraining, localizado em Campinas (SP), completou 40 anos contribuindo para a segurança, eficiência e sustentabilidade do ecossistema do transporte. Esse pioneirismo está incorporado nesta ação inédita do simulador itinerante.

O ônibus com simulador de veículos Mercedes-Benz proporcionará aos motoristas um treinamento completo, com apoio de um instrutor. O simulador de direção do SEST SENAT é uma tecnologia de ponta a serviço da qualificação profissional para o transporte. A prática no equipamento faz parte do treinamento de motoristas de cargas e de passageiros e dá aos alunos experiência para enfrentar desafios reais da profissão.

O simulador reproduz a experiência de se dirigir vários tipos de caminhões e de ônibus, permitindo que o aluno vivencie diversas situações que podem ocorrer no trânsito – como, por exemplo, condições meteorológicas adversas, tráfego intenso e perigo na via. Com isso, é possível testar e adequar as reações do condutor.

Além do aumento da segurança no trânsito e nas estradas, entre os resultados obtidos com a capacitação simulada incluem-se também a redução do consumo de combustível, a diminuição dos gastos com manutenção e a redução dos custos operacionais do transporte.

Parceria de 15 anos com o SEST SENAT

O SEST SENAT possui ampla experiência com o uso do simulador de direção em seus treinamentos, potencializando o aproveitamento deste recurso que agrega ainda mais valor à qualificação dos motoristas.

“A disponibilização de um ônibus da marca para essa ação reafirma nossa parceria de 15 anos com a entidade, que já conta com diversos caminhões cedidos pela Mercedes-Benz para treinamento de motoristas. Ou seja, mais uma vez, estamos apoiando a profissionalização do setor, seguindo os princípios do ecossistema do transporte responsável e os pilares ESG da nossa marca no País”, destaca Roberto Leoncini.

Além da instalação do simulador, o ônibus Mercedes-Benz ganhou também uma ambientação interna especialmente concebida para essa finalidade, com postos do motorista, do instrutor e do observador (sala na qual os alunos acompanham numa TV as simulações de outros participantes), podendo receber até seis pessoas por vez. Este veículo está exposto na Fenatran 2022, até 11 de novembro, em São Paulo, oferecendo simulações aos motoristas visitantes do evento.

Na Fenatran e em outros eventos, o SEST SENAT irá proporcionar uma imersão com duração máxima de 5 minutos por motorista, com exercício predefinido para caminhão extrapesado em cenários on-road e off-road, com dificuldade média. Os participantes têm mais alguns minutos para observação. Nas empresas, o formato e os tempos de simulação irão variar de acordo com as estruturas e demanda.

O objetivo dessa parceria da Mercedes-Benz com o SEST SENAT é associar as técnicas de direção segura e defensiva. Durante a fase de imersão no simulador, o participante é submetido a situações de riscos previsíveis e imprevisíveis, que acontecem no dia a dia nas estradas. Numa sessão teórica serão reforçados os conceitos de segurança, fazendo uma correlação com os pacotes tecnológicos de segurança ativa e passiva embarcados nos veículos Mercedes-Benz. Isso permite a demonstração dos benefícios de cada recurso quando eles são operados da forma correta, mitigando os riscos apontados no exercício prático.

Sobre a Mercedes-Benz do Brasil

Presente no País há mais de 65 anos, a Mercedes-Benz do Brasil é uma das maiores fabricantes e exportadoras de caminhões e ônibus da América Latina. É também uma das líderes no desenvolvimento de tecnologias para o transporte de cargas e de passageiros. A Empresa possui unidades de produção de caminhões, de chassis de ônibus e de agregados em São Bernardo do Campo (SP) e de cabinas de caminhões em Juiz de Fora (MG), além da unidade de Peças e Serviços ao Cliente, Logística de Peças e Global Training em Campinas (SP). Em 2018, a Companhia inaugurou a primeira linha de caminhões no conceito 4.0 do País e lançou seu Campo de Provas, o maior do hemisfério sul para veículos comerciais. Em 2019, em segunda fase da Indústria 4.0, a Empresa iniciou as operações em uma nova linha de cabinas e lançou o Novo Actros, caminhão mais inteligente, conectado, eficiente e seguro do País. Em 2020, foi a vez de inaugurar a fábrica 4.0 de chassis de ônibus. Em 2021, foi apresentado o primeiro veículo elétrico da Mercedes-Benz no Brasil – o chassi de ônibus urbano eO500U, além de mais lançamentos, como o novo extrapesado Arocs, caminhão destinado à mineração e construção civil pesada. Dando continuidade aos investimentos, a Empresa está implementando aporte de R$ 2,4 bilhões entre 2018 e 2022 no Brasil. Para mais informações acesse: www.mercedes-benz-trucks.com.br.

Deixe um comentário!

Caterpillar apresenta caminhão gigante totalmente elétrico Caminhoneiros estão cada vez mais procurados pelas transportadoras Caminhoneiro recém contratado depena caminhão nos EUA Eficiência dos motores diesel chega a um novo patamar Projeto quer acabar com valores de fretes muito baixos