Meteor Optimus – O caminhão conceito da Volkswagen na Fenatran

A Fenatran é o palco da revelação do caminhão conceito VW Meteor Optimus, desenvolvido com tecnologias inéditas, conforto extra para o motorista, foco na aerodinâmica e visual exclusivo.

“Esta Fenatran é histórica para nós, pois simboliza uma nova era, com o maior desenvolvimento em engenharia dos nossos mais de 40 anos. São 30 novos modelos focados em eficiência, conforto, tecnologia e segurança, que já estarão disponíveis a nossos clientes a partir de janeiro de 2023. E vamos além, de olho no futuro: fechamos nossa primeira venda de veículos autônomos e apresentamos em primeira mão o caminhão conceito VW Meteor Optimus com um pacote de soluções tecnológicas, antecipando tendências”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da montadora.

Uma das principais mudanças nesse caminhão é o tipo de combustível. Ele usa HVO, óleo vegetal hidrotratado, também conhecido como diesel verde, produzido a partir de fontes renováveis.

Esse combustível ainda não existe em larga escala no Brasil, mas é uma excelente alternativa para a matriz energética nacional. De acordo com a Volkswagen, a utilização de HVO garante uma redução de até 90% nas emissões de CO2, quando comparado ao diesel tradicional do mercado.

Com visual exclusivo, o caminhão traz rodas diferenciadas, que melhoram a refrigeração dos freios, além de saias laterais e defletores, e também recebe pintura especial cinza com faixas laranjas.

O caminhão também perdeu os retrovisores tradicionais, recebendo hastes com câmeras, com as imagens projetadas em telas instaladas dentro da cabine.

Para ampliar o campo de visão, o caminhão recebeu um sistema de quatro câmeras e três monitores, com alcance de mais de dois quilômetros. Isso elimina pontos cegos e permite melhor visibilidade noturna em virtude de sensores infravermelhos.

Por dentro, o motorista tem à disposição mais conforto, como massageador no banco do motorista, cama e itens de comodidade, como a geladeira e o climatizador.

No Optimus, o revestimento interno é todo mais ecológico, feito com grafeno, para diminuir a pegada de carbono do modelo, e traz ainda tratamento antiviral e bactericida.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

Caminhões mais potentes do mundo são chineses Conheça os caminhões mais potentes do Brasil Volvo FH 540 é o caminhão mais vendido do Brasil Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio Caminhões comemorativos viram febre entre transportadoras