Meteor Optimus – O caminhão conceito da Volkswagen na Fenatran

A Fenatran é o palco da revelação do caminhão conceito VW Meteor Optimus, desenvolvido com tecnologias inéditas, conforto extra para o motorista, foco na aerodinâmica e visual exclusivo.

“Esta Fenatran é histórica para nós, pois simboliza uma nova era, com o maior desenvolvimento em engenharia dos nossos mais de 40 anos. São 30 novos modelos focados em eficiência, conforto, tecnologia e segurança, que já estarão disponíveis a nossos clientes a partir de janeiro de 2023. E vamos além, de olho no futuro: fechamos nossa primeira venda de veículos autônomos e apresentamos em primeira mão o caminhão conceito VW Meteor Optimus com um pacote de soluções tecnológicas, antecipando tendências”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da montadora.

Uma das principais mudanças nesse caminhão é o tipo de combustível. Ele usa HVO, óleo vegetal hidrotratado, também conhecido como diesel verde, produzido a partir de fontes renováveis.

Esse combustível ainda não existe em larga escala no Brasil, mas é uma excelente alternativa para a matriz energética nacional. De acordo com a Volkswagen, a utilização de HVO garante uma redução de até 90% nas emissões de CO2, quando comparado ao diesel tradicional do mercado.

Com visual exclusivo, o caminhão traz rodas diferenciadas, que melhoram a refrigeração dos freios, além de saias laterais e defletores, e também recebe pintura especial cinza com faixas laranjas.

O caminhão também perdeu os retrovisores tradicionais, recebendo hastes com câmeras, com as imagens projetadas em telas instaladas dentro da cabine.

Para ampliar o campo de visão, o caminhão recebeu um sistema de quatro câmeras e três monitores, com alcance de mais de dois quilômetros. Isso elimina pontos cegos e permite melhor visibilidade noturna em virtude de sensores infravermelhos.

Por dentro, o motorista tem à disposição mais conforto, como massageador no banco do motorista, cama e itens de comodidade, como a geladeira e o climatizador.

No Optimus, o revestimento interno é todo mais ecológico, feito com grafeno, para diminuir a pegada de carbono do modelo, e traz ainda tratamento antiviral e bactericida.

Deixe um comentário!

Conheça os caminhões mais vendidos do Brasil em novembro Caterpillar apresenta caminhão gigante totalmente elétrico Caminhoneiros estão cada vez mais procurados pelas transportadoras Caminhoneiro recém contratado depena caminhão nos EUA Eficiência dos motores diesel chega a um novo patamar