Pesquisa mostra que motoristas profissionais olham o celular dez vezes por hora

Para um motorista profissional, dirigindo um ônibus ou um caminhão, tirar os olhos da estrada por apenas alguns segundos pode significar centenas de metros rodados sem atenção. E uma pesquisa francesa mostra que isso tem se tornado cada vez mais comum.

A Associação das Empresas Francesas de Autoestradas (ASFA) em parceria com a Cerema, que realiza pesquisas de forma independente, mostrou que os motoristas tem usado o celular com muita frequência ao volante, mesmo sabendo que estão sendo monitorados por câmeras.

Para realização da pesquisa, diversos caminhões e ônibus foram equipados com câmeras, com o consentimento dos profissionais do volante. Eles sabiam que o comportamento ao volante seria registrado e analisado, mas não sabiam exatamente o que seria levado em consideração.

De acordo com a pesquisa, os motoristas usaram o celular, em média, dez vezes a cada hora, com um tempo médio de 32 segundos.

Cada olhadinha na tela do celular consumiu 2,4 segundos, chegando a sete segundos sem olhar para a estrada. Em velocidade de cruzeiro, cerca de 90 km/h, um veículo viaja entre 60 e 175 metros.

Isso quer dizer que o motorista fica sem olhar para a estrada, desligado de tudo o que está acontecendo na frente e ao redor do veículo, por tempo demais.

Essas distrações tem levado a acidentes graves, especialmente colisões traseiras, quando os veículos da frente reduzem a velocidade ou param devido à obras, acidentes ou outros obstáculos nas vias.

Deixe um comentário!

Caminhoneiros estão cada vez mais procurados pelas transportadoras Caminhoneiro recém contratado depena caminhão nos EUA Eficiência dos motores diesel chega a um novo patamar Projeto quer acabar com valores de fretes muito baixos Montagem de caminhões no Brasil segue em alta