Caminhoneiro de 90 anos pode entrar para o Guinness como o mais velho do mundo
O transporte rodoviário de cargas é uma profissão apaixonante, especialmente porque é uma das que tem os profissionais trabalhando há mais tempo, e muito passam da idade de se aposentar continuando a trabalhar.
É o caso do caminhoneiro Brian Wilson, que tem 90 anos de idade. Ele é inglês, vivendo e trabalhando na região de Sheffield, na Inglaterra.
Ele é um caminhoneiro “das antigas”. Não usa celular ou GPS, e se guia, mesmo pelas regiões mais desconhecidas, com um mapa rodoviário da década de 1980.
O caminhão de trabalho é um MAN, fabricado em 1993, um dos mais antigos em operação na região. Um pouco de ferrugem, remendos com fita isolante e outros jeitinhos são comuns no veículo.
Dentro da cabine, um jornal do dia, estopas e uma carteira de cigarro são os companheiros do motorista, que acorda todas as manhãs pelas 4 horas.
Brian começou a trabalhar como caminhoneiro na década de 1950, logo depois de deixar o Exército. Mas ele já tinha conhecimento com caminhões desde os 16 anos, quando aprendeu a dirigir com seu tio.
Com o tempo, passou por algumas empresas, e agora é dono da própria transportadora, um negócio familiar, que transporta especialmente molas para veículos pesados.
Todos os anos ele faz consultas médicas e precisa renovar a carteira de motorista. Como os últimos exames foram há poucas semanas, ele tem pelo menos mais um ano garantido para trabalhar, antes da merecida aposentadoria.
Agora, amigos e a família pedem para ele se candidatar ao recorde de caminhoneiro mais velho do mundo, no Guinness World Records. Atualmente, outro inglês, de 89 anos, detém o recorde, também no Reino Unido. Jack Fisher era o caminhoneiro com a carteira de motorista profissional mais velho do mundo ainda trabalhando.
Porém, para Brian, isso pouco importa. O que ele quer é continuar trabalhando todos os dias, com seu velho caminhão, para ficar longe de se sentir parado.