Produção de caminhões cresce 4,2% em outubro
Dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores mostram que a produção de veículos está crescendo neste ano, em relação ao ano passado, tanto no acumulado entre janeiro e outubro, quanto no comparativo mensal.
De acordo com a associação, foram produzidos no país 15.582 caminhões novos em outubro, 4,2% a mais do que as 14.956 unidades registradas em setembro.
A produção de outubro também é maior do que a registrada no mesmo mês de ano passado.
Em outubro de 2021 haviam sido fabricados 13.733 caminhões novos, 13,5% menos do que em outubro de 2022.
Já no comparativo da produção acumulada, os números estão bastante próximos. Entre janeiro e outubro de 2022 foram fabricados 132.257 unidades, ante 132.035 do mesmo período do ano passado, uma leve alta de 0,2%.
O segmento mais representativo continua sendo o de caminhões pesados, especialmente os cavalos-mecânicos. No mês de outubro foram produzidos 8.322 caminhões nesse segmento, acumulando um total de 65.458 unidades no ano.
Os dados da produção de veículos foram apresentados pela Anfavea durante a Fenatran, que aconteceu entre os dias 07 e 11 de novembro, em São Paulo.
“Além da empolgação de todos com a volta das exposições presenciais, a FENATRAN 2022 é um marco em termos de avanços tecnológicos de todos os tipos. Dentre eles, destaco a conectividade dos nossos caminhões, potencializada pela chegada do 5G ao Brasil, e principalmente a busca da descarbonização, através dos caminhões elétricos, movidos a gás e biocombustíveis, assim como os moderníssimos motores compatíveis com a norma Proconve P8, equivalente à Euro 6”, declarou Márcio de Lima Leite, Presidente da Anfavea.