Transportadora é multada e pode ser condenada por lavar caminhões nos finais de semana na Noruega
Final de semana e caminhões parados dentro do pátio da empresa. Para a transportadora Kaasa Transport AS, da Noruega, era o momento ideal para lavar os veículos, antes de começar uma nova semana de trabalho.
Mas, para a justiça do país, isso não é permitido. De acordo com a empresa, eles já receberam uma multa de 20 mil Coroas Norueguesa, pouco mais de R$ 10 mil, da polícia da região, e o caso será julgado em um tribunal.
A alegação contra a transportadora é que os funcionários movimentaram os caminhões sem a utilização dos cartões no tacógrafo eletrônico. Mesmo que isso tenha acontecido dentro de uma área fechada.
Para a justiça, toda operação feita com os veículos, como lavagem, manutenção, lubrificação e etc. deve ser considerada como trabalho.
A limpeza dos caminhões é feita pelos funcionários da transportadora e pelos próprios motoristas, que se ajudavam na tarefa.
A empresa será julgada, e vai tentar reverter a multa e a condenação por trabalho irregular. Se não conseguir mudar a decisão, a multa poderá ser aumentada.