Transportadora norte-americana incentiva os caminhoneiros a terem animais de estimação na cabine
Dentro das enormes cabines dos caminhões norte-americanos, milhares de motoristas vivem uma vida bastante solitária, e, após um longo dia de trabalho, não tem a companhia da família ou de amigos próximos. Por isso, a gigante dos transportes CFI, que opera em todos os EUA, Canadá e México, tem incentivado os caminhoneiros a terem um animal de estimação dentro da cabine.
De acordo com a empresa, cães ou gatos garantem uma vida mais feliz e saudável aos caminhoneiros e a sensação de solidão é reduzida com a presença do bichinho na cabine.
“Às vezes, a vida na estrada pode ser solitária, mas ter um animal de estimação para as viagens oferece companhia e um parceiro que pode ajudar a aliviar esses sentimentos e proporcionar uma experiência de direção mais agradável e prazerosa. É por isso que patrocinamos um programa que apoia motoristas que desejam trazer seus animais de estimação para o trabalho, incentivando-os a ter esse companheiro na estrada”, disse Greg Orr, presidente da CFI.
Entrevistas com caminhoneiros e vários estudos mostraram que a companhia de animais de estimação na estrada traz benefícios importantes para o bem-estar emocional e físico dos motoristas.
A interação com animais de estimação pode diminuir os níveis de cortisol, ajudando a diminuir o estresse, melhorar a qualidade do sono e proporcionar uma experiência de direção mais feliz.
Passear com animais de estimação durante as paradas para descanso oferece oportunidade de exercício físico para ambos. Os animais de estimação também costumam ser um incentivo para iniciar e participar de interações e conversas sociais.
E a companhia de um animal de estimação durante os dias na estrada pode ajudar a reduzir a ansiedade.
“Acreditamos que os motoristas profissionais devem ter a oportunidade de dirigir com seu cachorro ou gato para que todos possam desfrutar de uma experiência de direção ‘paw-sitiva'(positiva com o PAW, que significa pata do animal)”, brincou Orr.
A empresa já tem um programa de incentivo para animais de estimação desde 1995, mas nos últimos anos, os motoristas tem sido mais adeptos da prática.
Atualmente, mais de 350 caminhoneiros da CFI tem seus animaizinhos como companheiros das viagens.
Isso também serve para atrair novos motoristas para a empresa, que oferece uma frota de caminhões novos, constantes aumentos salariais e possibilidade de realização de rotas flexíveis, para que os motoristas possam ter mais folgas em casa. Mesmo com esses benefícios, são dezenas de vagas em aberto.
Atualmente a CFI tem uma frota com mais de 2 mil cavalos mecânicos, 7.500 carretas baú carga seca, que transportam cargas nos Estados Unidos e Canadá, com serviço transfronteiriço para o México.