Microsoft deve iniciar operação com caminhões

A famosa Microsoft vai entrar no segmento de caminhões. Não como uma transportadora, mas trabalhando no desenvolvimento de tecnologias de automação para esses veículos. De acordo com a imprensa norte-americana, a empresa está investindo na Gatik, uma startup que trabalha em um software que permite o uso de veículos sem motoristas.

Fontes afirmam que o investimento pode superar os US$ 10 milhões, o que eleva o valor de mercado da startup para mais de US$ 700 milhões. Na parceria, a Gatik vai usar a tecnologia Azure da Microsoft para acelerar o desenvolvimento da tecnologia.

Diversas empresas de tecnologia estão investindo pesado em startups que desenvolvem tecnologias que permitem ao veículos a direção autônoma. Algumas já colhem frutos, e que tem vários caminhões sem motorista rodando pelos EUA.

Por conta de restrições legais, todos os testes com a tecnologia são realizados com um motorista de segurança dentro da cabine, para que possa assumir o volante em qualquer eventualidade.

A Gatik foi fundada em 2017, e é voltada para operações logísticas de médias distâncias.

Atualmente, a empresa já tem testes com a Walmart e Loblaw, oferecendo caminhões baú para entregas no estados norte-americano do Arkansas e também em Ontário, no Canadá.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio Caminhões comemorativos viram febre entre transportadoras Centenas de vagas de emprego para caminhoneiros Conheça o super caminhão futurista da Peterbilt 300 vagas para caminhoneiros brasileiros em Portugal