CaminhõesDestaquesMontadorasNotícias

Volvo apresenta novos caminhôes movido a gás com 500 cavalos de potência

O chamado biogás, também chamado de biometano, produzido a partir de fontes renováveis, como lixo doméstico, esgoto ou sobras de lavouras, é o combustível dos novos caminhões Volvo FH e FM.

A Volvo já tem modelos a gás em seu portfólio de veículos há cinco anos, com potências que chegavam aos 460 cavalos. Os novos modelos, no entanto, podem chegar aos 500 cavalos, com redução no consumo de combustível de até 4%, e um tanque de gás de maior capacidade.

“Nossos caminhões eficientes movidos a gás têm um desempenho comparável aos seus equivalentes a diesel. O abastecimento é quase tão rápido quanto um caminhão a diesel e a crescente rede de mais de 600 postos de abastecimento para gás e biogás liquefeitos na Europa os torna ideais para transportes de longa distância”, explica Daniel Bergstrand, gerente de produto para caminhões movidos a gás da Volvo Trucks.

A grande vantagem está justamente no tipo de armazenamento do combustível. Grandes tanques para gás liquefeito, que garantem autonomia superior aos mil quilômetros com um abastecimento.

Com as novidades, a Volvo passa a oferece os modelos FH, FM e também o FMX, que pode ser encomendado especialmente, com potências de 420, 460 e 500 cavalos. Os motores são desenvolvidos para uso exclusivo do gás, e contam com sistema de ignição em ciclo Otto, que usa velas de ignição semelhantes às de um automóvel.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.