AutomobilismoDestaquesNotícias

Copa Truck inicia temporada de 2023 com 30 caminhões no grid

A Copa Truck chega a sua sétima temporada, que será iniciada neste fim de semana, dias 18 e 19 de março, em Goiânia (GO), com o maior grid de sua história. São 30 caminhões previstos para a prova de abertura do campeonato, que terá transmissão ao vivo da Band do SporTV e dos canais digitais da categoria a partir das 11h do domingo.

Além do grid cheio, a dança das cadeiras foi a maior desde o início do campeonato em 2017, com muitas mudanças importantes no tabuleiro. Atual campeão, Wellington Cirino trocou a Mercedes da ASG pela Iveco da Usual Racing ao lado de Danilo Dirani (ex-PP) e do patrono da equipe, Djalma Pivetta.

“É um prazer poder representar a Iveco e dar essa sequência na minha carreira. Agradeço ao Djalma e a Usual Racing por poderem me proporcionar isso e entrar em um novo desafio. Desde 2009 eu sonho em correr pela Iveco e hoje essa oportunidade e o sonho se concretizam. Estou animado, o caminhão ficou sensacional e acredito que vamos conseguir disputar lá na frente. Hoje me sinto como se estivesse iniciando uma fase nova na minha carreira”, conta Cirino.

Já Felipe Giaffone, primeiro campeão da história da Copa Truck, retomou o antigo casamento com a R9 Volkswagen para o desenvolvimento do primeiro caminhão com propulsão elétrica do grid, após quatro temporadas representando a Usual Racing com a Iveco. Ele se junta a Beto Monteiro, André Marques, Paulo Salustiano, Debora Rodrigues, Jo Augusto e Thiago Rizzo. “Estou muito feliz em participar deste projeto tão inovador e inspirador ao lado de parceiros incríveis. Este será um ano inesquecível e marca o começo de uma nova jornada de sustentabilidade no esporte a motor nacional”, destaca Giaffone

Quem volta de forma permanente ao grid da Copa Truck é Leandro Totti. O “Marvado”, que no ano passado atuou como chefe de equipe, volta para a linha de frente ao lado de Rodrigo Taborda na nova Vannucci Racing, que competirá com dois caminhões Volvo, totalizando cinco marcas no grid ao lado de Mercedes-Benz, Volkswagen, Iveco e Scania.

RECOMENDADO  Empreendimentos Rodeiro abre vagas para motoristas rodotrem

Outras novidades são as estreias, que prometem fazer tanto barulho quanto os grandes nomes da categoria: Bia Figueiredo e Caio Castro se unem a Roberval Andrade, Jaidson Zini, Raphael Abbate, Daniel Kelemen e Luiz Lopes na ASG Mercedes, com Victor Franzoni integrando a Tiger Team e Ricardo Alvarez figurando como substituto de Dirani na PP.

“Estou muito feliz com a oportunidade com a atual equipe campeã da categoria. É um grande desafio, porque será minha estreia pós-maternidade em uma temporada completa. Passei por duas gestações, a do Murillo e do Matteo, ambas muito saudáveis. A minha estreia nas pistas foi 50 dias após parto do Matteo. Em 2022, disputei algumas provas fiz em 2022 na TCR com a Cobra Racing Team, e foram corridas muito importantes. Estar na pista é o que me motiva”, ressalta Bia.

Mais um nome relevante, Felipe Lapenna, que venceu corrida na Stock Car no ano passado, disputará a primeira etapa pela Tiger Team, substituindo o impossibilitado Glauco Barros, e sua presença na sequência do campeonato está próxima de ser concretizada. Para completar, Pe Jota agora correrá com estrutura própria – assim como Kleber Eletric e Adalberto Jardim – , enquanto sua antiga equipe, a FF, segue com Fabinho e Djalma Fogaça (recuperado do acidente da etapa final de 2022).

RECOMENDADO  Paraná lança nova fase da Operação Safra

O regulamento esportivo para 2023 permanece sendo o mesmo dos anos anteriores, assim como o formato de treinos livres na sexta, classificação no sábado e corridas no domingo. A definição do grid segue sendo transmitida de forma exclusiva ao vivo nos canais digitais da categoria.

A venda de ingressos segue sendo exclusivamente online até o dia 17 de março, passando a ser na bilheteria do autódromo no sábado e domingo de evento.

Confira abaixo as principais informações da temporada e da etapa de Goiânia:

CALENDÁRIO 2023

  • ETAPA 1 – Goiânia (GO) – 19 de março
  • ETAPA 2 – Interlagos (SP) – 30 de abril
  • ETAPA 3 – Londrina (PR) – 3 de junho
  • ETAPA 4 – Londrina (PR) – 4 de junho
  • ETAPA 5 – Cascavel (PR) – 1 de julho
  • ETAPA 6 – Cascavel (PR) – 2 de julho
  • ETAPA 7 – Interlagos (SP) – 6 de agosto
  • ETAPA 8 – Tarumã (RS) – 15 de outubro
  • ETAPA 9 – Goiânia (GO) – 19 de novembro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading