Rodotrem Scania vai reduzir emissões de poluentes em 90% na Espanha
A Scania se juntou às empresas Sesé, Repsol e Volkswagen Navarra, na Espanha, para colocar em operação o primeiro rodotrem, chamado por lá de Duo-Trailer, abastecido exclusivamente com HVO (Hydrotreated Vegetable Oil ou óleo vegetal hidrotratado).
De acordo com as empresas, a operação do caminhão reduzirá as emissões de CO2 em 90% na comparação com um caminhão semelhante movido a diesel.
O novo caminhão vai rodar entre Pamplona e Barcelona, fazendo uma média de 4.500 quilômetros por semana.
Nos últimos anos, a Scania fez testes com caminhões abastecidos exclusivamente com HVO, em um total de 550 mil quilômetros rodados, mas engatados em carretas convencionais, de três eixos.
O HVO é produzido a partir de resíduos como óleos vegetais usados e resíduos agrícolas e florestais, e pode ser usado em veículos a diesel sem a necessidade de fazer modificações no motor ou sistema de injeção.
O Duo-Trailer usado pelo Grupo Sesé tem 31,7 metros de comprimento, engatando duas carretas convencionais, de 13,6 metros, em um único cavalo mecânico. O peso máximo admitido é de 70 toneladas.
O Duo Trailer é um veículo projetado para trafegar em vias de grande circulação, reduzindo o número de caminhões que trafegam em vias convencionais, onde ocorrem os maiores índices de acidentes.
Atualmente, o Grupo Sesé conta com quatro rodotrens do tipo em sua frota, que percorrem em média 600 mil quilômetros por ano e reduzem as emissões totais de poluentes em 30%.