CaminhõesDestaquesMontadorasNotíciasNotícias

Scania reduz produção no Brasil por cenário econômico incerto

A Scania está encerrando os contratos de trabalho de trabalhadores temporários, e passará a produzir com apenas um turno de produção a partir de abril. A informação foi confirmada ao Blog do Caminhoneiro pela montadora, por meio de nota, que pode ser lida na íntegra abaixo:

Conforme informado, a Scania está ajustando o seu ritmo de produção à demanda de mercado. Com isso, suas linhas de montagem (Motores, Chassis, Cabinas e Transmissão) passam a operar em 1 turno e por meio do Acordo de Flexibilidade com o Sistema Único de Representação dos Colaboradores não renovará parte dos contratos de trabalho que vencem em abril. Já as linhas de usinagem, mantém-se o 2 e 3 turnos com o foco na exportação de componentes para a Europa.

Além do aumento de custo dos produtos, com a entrada em vigor da nova norma de emissões Euro 6, que fez os preços subirem em cerca de 20%, o cenário político, de juros altos e de dificuldade na obtenção de crédito influenciam na decisão.

As informações da montadora não detalham quantos contratos de trabalho serão encerrados em abril. Atualmente, mais de 3 mil funcionários trabalham diretamente na produção de caminhões.

Além da Scania, a Mercedes-Benz já havia anunciado o início de férias coletivas, para 300 colaboradores de sua fábrica de São Bernardo do Campo.

RECOMENDADO  Scania vai sortear caminhão 500 mil produzido no Brasil

No ano passado, houve um movimento grande de antecipação de compras de caminhões, algo que já havia acontecido em 2011, antes da entrada em vigor do Euro 5. A mudança de legislação ambiental fez o preço dos produtos subir considerávelmente.

Atualmente, o valor médio de um Scania 460R, equipado com a nova motorização Super, Euro 6, é de R$ 1.051.211,00, de acordo com a Tabela Fipe.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

3 thoughts on “Scania reduz produção no Brasil por cenário econômico incerto

  • Não é questão de vendar do problema desde o Euro sim problema é alta do juro o governo incerto taxa do agronegócio elevadas cancelamento e financiamento do Agro muitos pedidos de caminhões cancelados entendeu hoje tu comprou um daf custa depende do modelo 150.000 menos que um Scania mas usa ele seis meses e tenta vender para te ver o tiro no pé que foi dado

  • Correção: o nome da empresa de transporte de bovinos é Razzera Expresso Boiadeiro e fica na cidade de Araguaína, norte do Tocantins. O dono da empresa se chama Anir Albino Razzera.

  • Não é só por causa do cenário incerto que está parando. Desde a introdução da Norma Euro V a qualidade da marca Scania vem caindo (veja os depoimentos no Reclame Aqui), com isso a Volvo e a recém chegada DAF estão conquistando antigos clientes da marca que estão desistindo da Scania devido aos diversos problemas mecânicos que os caminhões têm apresentado (especialmente a famigerada cavitação nos blocos dos motores). Se não acredita, pergunte ao dono da transportadora Razzera Transporte de Bovinos lá do Piauí, ele trocou quase todos os Scania que ele tinha por Volvo FH por causa dos defeitos de fabricação.
    Scania bom é T124, R124, R164 de 1999 até 2010 e os robustos T e R 113 e 143 dos anos 90. Os projetos mais novos estão todos dando errado.
    E de novo eu alerto: sem scanieiro aqui postando pra passar pano para projetos errados. Se for pra defender, fale bem dos Scania mais antigos como os que acabei de falar aqui, esses deram certo.

Fechado para comentários.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading