MAN fabricou tratores por mais de 40 anos

A MAN é uma grande fabricante de caminhões que todo mundo conhece. Fundada em 1898, a Maschinenfabrik Augsburg-Nürnberg AG (MAN) ainda opera em muitos países do mundo, e, como citado anteriormente, tem forte presença no setor de transporte de cargas.

O que pouca gente sabe é que a montadora alemã já teve uma operação dedicada à fabricação de maquinário agrícola.

Chamada de MAN Ackerdiesel, a operação durou 41 anos, entre 1921 e 1962, e ofereceu uma linha bastante ampla de tratores, começando com o Tragpflug, um tipo de motocultivador, em 1921.

O Tragpflug era uma arado com um motor a gasolina de 4 cilindros e potência de 20 cavalos, que posteriormente foi ampliada para 30 cv. Era considerado um excelente equipamento, por ser potente, fácil de operar e ter excelente manobrabilidade.

Dois anos depois chegou o primeiro trator, com a construção semelhante à usada até hoje.

Algum tempo depois, os motores a gasolina começam a ser deixados de lado, e entram em operação tratores equipados com motores diesel, os mesmo que já equipava os caminhões na década de 1920.

Ele tinha 50 cavalos de potência, e até mesmo suspensão dianteira, o que melhorava a tração em condições ruins de terreno.

A linha de maior sucesso seria a AS 250, que começou a ser produzida na Alemanha em 1938. Foi bem aceito no início, mas logo começou a Segunda Guerra Mundial, onde as fábricas foram modificadas para a produção de equipamentos militares.

Durante a guerra, a empresa francesa Latil conseguiu retomar a produção do AS 250. Em 1944, a MAN tinha capacidade anual de fornecer cerca de 1.000 tratores com tração nas quatro rodas e potência de 50 cv.

Nos anos seguintes, a empresa desenvolveu novas tecnologias, e fabricava os tratores em um sistema modular, onde os clientes podiam encomendar as máquinas com motores variados e potências de 18 a 50 cavalos.

Em 1962, a MAN Ackerdiesel se fundiu com a Porsche-Diesel. A parceria durou apenas um ano, já que a Porsche desistiu do negócio de máquinas em 1963. Com isso, a produção dos tratores MAN chegou ao fim.

Atualmente, os tratores que sobreviveram são altamente colecionáveis, e sempre aparecem em eventos de veículos antigos pela Europa e outros lugares do mundo.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

2 thoughts on “MAN fabricou tratores por mais de 40 anos

  • 22/04/2023 em 18:37
    Permalink

    Uma pena a MAN ter deixado de fabricar tratores!! Bem que eles poderiam voltar à fabricar tratores novamente.

    Resposta
  • 14/04/2023 em 22:46
    Permalink

    Meu vizinho tinha um trator desses, era completo tinha um monte de marchas, hidráulico com várias funções, tração dianteira, compressor de ar, polia lateral, era praticamente um canivete suíço, tinha muita tecnologia que muito trator novo não tem agora.

    Resposta

Deixe um comentário!

VW Constellation está sendo negociado na Holanda Caminhões mais potentes do mundo são chineses Conheça os caminhões mais potentes do Brasil Volvo FH 540 é o caminhão mais vendido do Brasil Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio