Venda de caminhões sobe 19,7% em março
Dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) mostram que a venda de caminhões no Brasil subiu em março, atingindo 9.389 unidades emplacadas.
O número é 19,71% maior do que o registrado em fevereiro, quando foram vendidos 7.843 caminhões.
“Apesar deste aumento percentual, não vimos, ainda, a recuperação do setor para os níveis obtidos até 2019, antes da pandemia. A alta global foi potencializada pela diferença de dias úteis de março (23 dias) ante fevereiro (18 dias) e pelo baixo resultado que obtivemos nas vendas do primeiro trimestre do ano passado. Estamos diante de um cenário, novamente, desafiador para 2023, que apresenta alto endividamento das famílias, aumento da inadimplência, além da alta de juros e seletividade de crédito por parte das instituições financeiras, o que vem restringindo a demanda por parte do consumidor, que vem perdendo seu poder de compra”, analisa o Presidente da Fenabrave, Andreta Jr.
Apesar da alta na comparação com fevereiro, quando os números são colocados contra o registrado em março de 2022, houve queda, de 7,3%. Em março do ano passado foram emplacados 10.128 caminhões novos.
Nas vendas acumuladas, registradas entre janeiro e março, foram registrados 27.446 caminhões novos no Brasil, ante 26.746. Isso equivale a uma alta de 2,62% neste ano.
Para o presidente da Fenabrave, o segmento de caminhões vive um momento de transição, com a demanda que segue aquecida pela venda de caminhões Euro 5 ainda em estoque. A mudança para o Euro 6 encareceu os caminhões em cerca de 20%.
“O mercado está se ajustando para absorver os veículos novos, mas o crédito segue seletivo e as condições de financiamento impactam no desempenho”, disse Andreta Jr.
Montadoras
A venda de caminhões entre as montadoras mantém Mercedes-Benz, Volkswagen e Volvo no pódio, totalizando quase 74% dos caminhões vendidos no país.
Nos três primeiros meses do ano, a Mercedes-Benz já emplacou 8.386 caminhões novos, sendo 2.738 apenas em março. A segunda colocada, Volkswagen, vendeu 2.798 caminhões em março, e já coma 7.200 no ano.
A terceira colocada é a Volvo, que já registra 4.681 caminhões emplacados nos três primeiros meses do ano, sendo 1.393 apenas em março.
Caminhões
Entre os caminhões, ninguém tira a coroa do Volvo FH 540. O caminhão segue como mais vendido do ano, totalizando 1.586 unidades emplacadas até março. No último mês, o caminhão registrou 364 unidades emplacadas.
O segundo colocado também se mantém firme nessa posição. O Volkswagen Delivery 11.180 registra 1.116 emplacamentos até março, sendo 456 unidades apenas em março.
Com uma mudança na tabela da Fenabrave, passando a classificar os modelos DAF por modelo e potência, o pesado holandês saiu da terceira posição. No lugar dele entrou o Volvo VM 270 semipesado mais vendido no ano passado, que segue para ser campeão novamente.