Volvo e Volkswagen também reduzem produção temporariamente no Brasil
A Volvo e a Volkswagen estão reduzindo temporariamente sua produção de caminhões no Brasil. A Volvo vai parar sua linha de montagem em Curitiba durante a última semana do mês de abril, colocando cerca de 2 mil trabalhadores em folga com desconto do banco de horas.
A montadora já havia reduzido a produção em 2023, esperando um recuo do mercado de caminhões por conta da entrada em vigor da norma Euro 6, mas o cenário econômico, com juros altos e dificuldades na obtenção de crédito fizeram a montadora realizar a parada de uma semana para um ajuste maior na produção.
Na fábrica da Volkswagen, em Resende-RJ, a situação é parecida, mas parte dos funcionários entrarão em lay-off, iniciando no próximo dia 02 de maio, e podendo durar até 90 dias.
Os trabalhadores ficarão em casa recebendo salários integrais, e também vão receber uma bolsa de qualificação profissional, bancada pelo Fundo do Amparo ao Trabalhador (FAT).
Com a diminuição da produção nas duas fabricantes, todas as montadoras de caminhões do país estão paralisando ou reduzindo sua produção temporariamente.
De acordo com dados da Anfavea, do total de caminhões vendidos no Brasil em 2023, 28.616 unidades, 93,6%, ou 26.781 unidades, foram produzidas no ano passado.
Isso quer dizer que apenas 1.835 caminhões fabricados em 2023 foram emplacados nesse ano, ou 6,4% do total. O número também é muito baixo quando comparado ao total produzido nesse ano, de 24.497 unidades, o que mostra que os estoques das montadoras estão muito altos.