Arcturus Company traz ao Brasil rodas de aço que são 12 kg mais leves
A tecnologia tem revolucionado diversos setores, inclusive o de transporte comercial de cargas e passageiros. Não à toa, empresas do setor buscam inovações que facilitem a logística, sem comprometer a segurança, a agilidade e, acima de tudo, o controle de custos. É dentro desse cenário que a unidade brasileira da Arcturus Company, anuncia a linha SBR Plus: as rodas mais leves do Brasil e da América Latina.
A novidade, que é uma exclusividade da companhia e inovadora no mercado, promete otimizar os custos de transportes comerciais de cargas e passageiros por apresentar peso nominal reduzido de 42,2kg para 29kg.
Segundo o CEO da Arcturus Company, Eduardo Lacerda, esta nova tecnologia foi para atender exclusivamente as exigências do mercado brasileiro e demais países da América do Sul com foco desde a melhoria da logística até a economia de combustível, sem comprometer a capacidade de carga e resistência da roda original.
“O novo modelo propõe a redução do peso morto dos veículos comerciais que utilizam de várias combinações de rodas, como em frotas de caminhões e ônibus, o que aumenta a capacidade de carga útil, gera mais lucro para a transportadora por reduzir a quantidade de combustível gasto”, diz o executivo.
O produto vai ao encontro de uma necessidade de mercado, corroborada por dados do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores) e ANFIR (Associação Nacional de Fabricantes de implementos Rodoviários) sobre a idade média da frota pesada brasileira. O estudo revela que a frota de ônibus possui idade média entre 11 e 20 anos, enquanto os implementos rodoviários possuem entre 18 e 19 anos.
“A partir de uma análise desses estudos, conseguimos pensar onde estavam as necessidades deste setor para apresentar soluções seguras, sustentáveis e tecnológicas que mantivessem a rotatividade e aumentassem o lucro das frotas”, explica.
Certificação
“As fábricas atendem todas as certificações do mercado mundial, desde as exigidas pelas montadoras, como é o caso da IATF 16949 e ISO 14001, bem como aquelas exigidas pelo produto. No Brasil, além de atender requerimentos das montadoras, as empresas devem atender o regulamento do Inmetro.
Além disso, todas as rodas em circulação devem ter identificação do registro Inmetro.
“O uso dos produtos paralelos e recondicionados podem levar sérios problemas ao veículo e não estão de acordo com o regulamento do Inmetro. Por isso, a recomendação é de nunca reformar rodas defeituosas ou avariadas para não comprometer a segurança e, consequentemente, colocar em risco a vida”, complementa Lacerda.
No momento, a Arcturus Company é a única empresa no mundo que oferece cinco anos de garantia contra defeito de fabricação.